Eleições 2022: pesquisa aponta corrida eleitoral em Belém e Ananindeua

COMPARTILHE:

A pesquisa Doxa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o nº PA-04494/2022, realizada entre os dias 24 a 27 de Maio de 2022 com uma amostra de 800 entrevistas, tendo uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, apresentou o cenário eleitoral nos dois maiores colégios eleitorais paraenses: Belém e Ananindeua, respectivamente.

De partida, o levantamento quis saber sobre a avaliação da gestão do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do Psol. Os números mostraram: 29,4% dos entrevistados avaliam o governo positivamente; enquanto 31,0% avaliam negativamente. A avaliação regular chega a 36,8%. E 2,9% não opinaram.

Na avaliação do governo Helder Barbalho (MDB) na capital paraense e em Ananindeua, os números apontaram: positivamente por 57,7% dos eleitores das duas cidades. A avaliação negativa é de 10,1%. Há um índice de 30,5% que avaliam o governo de Helder como regular.

A Doxa quis saber como anda a avaliação do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Belém e em Ananindeua: 24,5% o governo federal é avaliado positivamente; enquanto 55,8% avaliam negativamente. A avaliação regular é de 18,5%.

Entre os três senadores da República do Pará, o levantamento quis saber qual é o mais bem avaliado perante ao eleitorado: Jader Barbalho, do MDB, aparece em primeiro lugar com larga vantagem sobre os demais senadores paraenses, se destacando com 52,6%. O senador Zequinha Marinho (PL)) aparece em segundo lugar com 5,3% das citações dos eleitores; enquanto Paulo Rocha (PT) vem em seguida com apenas 4,7%.

Cenário Eleitoral ao Senado

Após as avaliações de gestores e parlamentares, a Doxa perguntou como anda a intenção de voto para o Senado Federal, dividido em três cenários: com o ex-deputado estadual Márcio Miranda (PTB) e sem a sua presença. No primeiro cenário onde consta o nome de Miranda, ele aparece em primeiro lugar com 14,7% das intenções de voto; Beto Faro (PT) vem em segundo lugar com 11,2%, seguido por Mário Couto (PL) que obteve 10,6%. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, do PSDB, aparece com 9,9%, tecnicamente empatado com Mário Couto. O ex-senador Flexa Ribeiro (PP) é o quinto colocado com apenas 5,5% das intenções de voto. Os votos flutuantes são 48,1%.

No segundo cenário sem Márcio Miranda o quadro se apresenta da seguinte maneira: o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, do PSDB, pula para o primeiro lugar com 14,0%; em segundo vem Mário Couto (PL) com 13,2%, seguido por Beto Faro, do PT, 12,8%. Flexa Ribeiro (PP) é o último colocado com 7,3%. O número de votos flutuantes fica acima de 52%.

No terceiro cenário sem o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, do PSDB, o quadro se apresenta da seguinte maneira: Márcio Miranda (PTB) fica em primeiro lugar com 16,3%; Beto Faro (PT) em segundo com 12,4%, seguido de perto por Mário Couto (PL) que ficou com 11,8%; Flexa Ribeiro (PP) vem com apenas 6,1%. Os votos flutuantes somam 53,4%.

Cenário Eleitoral ao Governo do Pará

O quadro para a eleição de governador está muito favorável à reeleição de Helder Barbalho (MDB) em Belém e Ananindeua. Os dados mostram que 73,3% votariam em Helder se a eleição fosse hoje. O senador Zequinha Marinho (PL) aparece com ínfimos 2,9%; logo em seguida vem Major Marconi (Avante) com 2,3%; Renata Fonseca (PRTB) tem 1,2% e Cleber Rabelo (PSTU) vem com 0,8%. Os votos flutuantes somam 19,5%.

Cenário Eleitoral presidencial

Para presidente nesses dois municípios da região metropolitana de Belém, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 51,1% das intenções de voto; o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), vem com 24,4%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado com 6,7%; André Janones (Avante), 0,9%; João Dória (PSDB), 0,6%; Simone Tebet (MDB), 0,5% e Sofia Manzano (PCB), 0,1%. Os votos flutuantes somam 15,6%.

A Doxa levantou dados sobre as intenções de voto para deputado estadual e deputado federal, nas modalidades espontânea e estimulada, mas pela grande variação de apontamentos pelos eleitores de Belém e Ananindeua, o Blog do Branco preferiu não publicar.

O blog no X