Sespa acompanha obras para instalação de mais 28 leitos de UTI em Parauapebas

0
619

No município de Parauapebas, na região Sudeste, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa) acompanhou na tarde desta terça-feira (16) as obras de ampliação de leitos exclusivos para pacientes de Covid-19 no Hospital Municipal. A parceria do governo do Estado com a prefeitura e a mineradora Vale acrescentará mais 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a demanda da região.

“Estamos visitando os municípios e verificando quais são os maiores obstáculos que impedem de abrir leitos ou que estejam impedindo o paciente de conseguir um rápido acesso aos leitos. Nós estamos ampliando nossa rede, com a abertura de 500 leitos ainda esta semana, e contamos com o apoio de muitos municípios”, ressaltou o secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz.

O Hospital Municipal de Parauapebas conta com 40 leitos para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo 25 leitos clínicos e 15 de UTI. A expectativa é que os 28 novos leitos de UTI possam ser oferecidos ainda no início de abril.

Suporte – O aumento do número de leitos visa também dar suporte aos demais municípios da região Sudeste. “O entorno dessa cidade abrange os municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado (Eldorado do Carajás). Muitos pacientes chegam as nossas unidades de saúde. Para não sofrer a pressão no sistema de saúde temos que unir forças com o governo do Estado e com a mineradora Vale para enfrentar esse momento pandêmico que vivemos e salvar vidas”, ressaltou o secretário municipal de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras.

O governo do Estado continua reforçando as ações de combate à pandemia no Sudeste. A comitiva da Sespa segue nesta quarta-feira (17) para os municípios de Conceição do Araguaia e Redenção, ambos na região Sul, onde continuará verificando as necessidades de cada município e discutindo estratégias para manter o atendimento à população.

Com informações da Agência Pará.

Deixe uma resposta