Eleições 2022: Pesquisa Destak aponta as lideranças de Bolsonaro, Nunes e Alcolumbre no Amapá

A Destak publicou a sua primeira pesquisa registrada no estado do Amapá, com objetivo de medir as intenções de voto para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal. Para o governo do Amapá, pesquisa mostra vantagem para o candidato Jaime Nunes (PSD), que aparece com 37,6%, contra 34,4% de Clécio Luis (SD).

Quanto ao Senado, Davi Alcolumbre (UB) está com 32,9%, seguido de perto por Rayssa Furlan (MDB) que aparece com 29,6%. Para presidente, a liderança é de Jair Bolsonaro (PL), que ficou com 37,3% e Lula (PT) com 31,4%. A pesquisa foi realizada nos municípios de Macapá e Santana, os dois maiores colégios eleitorais amapaenses, com uma amostra de 800 entrevistas, tendo uma margem de erro de 3,5%. Foi realizada no período de 09 a 12 deste mês.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não se apresentam os nomes dos candidatos ao entrevistado, Jair Bolsonaro sai na frente com 33,3% das intenções de voto. Lula vem com 26,6%. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem literalmente empatados com 3,6% cada um. Os demais somam menos de 1%. E os votos brancos nulos e indecisos somam 32,0%.

Estimulada

Na estimulada, em que são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, Bolsonaro pula para 37,3% das intenções de voto. Lula vai para 31,4%. Ciro Gomes e Simone Tebet aparecem literalmente empatados com 4,6% e 4,5%, respectivamente. Soraya (UB) está com 1,2%. Os demais somam menos de 1%. E os votos brancos nulos e indecisos somam 20,4%.

Governo do Amapá

Quando se faz a pergunta de intenção de voto para receber a resposta de forma espontânea do entrevistado, o candidato Jaime Nunes (PSD) aparece com 30,9% das intenções de voto, contra 28,8% de Clécio Luis (SD). Pastor Gesiel (PRTB) pontua com 1%; Gilvan (MDB) com 0,5%; Jairo Palheta (PCO) com 0,4% e Gian Franco (PSTU) 0,1%. Os brancos, nulos e indecisos somam 38,2%.

Estimulada

Quando se estimula, o candidato Jaime Nunes vai para 37,6% das intenções de voto, contra 34,4% de Clécio Luis. Pastor Gesiel vai para 1,4%; Gilvan Borges está com 0,8%; Jairo Palheta com 0,4% e Gian Franco 0,3%. Os brancos, nulos e indecisos somam 25,2%.

Senado

É grande, ainda, o número de eleitores do Amapá que não sabem em quem votar para o Senado. A constatação é aferida pela questão espontânea. Davi Alcolumbre aparece com 27,3% e Rayssa Furlan vem logo em seguida com 24,6%. Capiberibe (PSB) aparece na terceira colocação com 3,1%. Pastor Guaracy (PTB) está com 1,2%. Os demais pontuam com menos de 1%. Os votos flutuantes somam 41,9%.

Na corrida ao Senado, 3,3 pontos percentuais separam Davi Alcolumbre de Rayssa Furlan. O atual senador aparece com 32,9% e Rayssa com 29,6%. Capiberibe vem em terceiro lugar com 4,6%. Pastor Guaracy está com 1,5%, seguido por Suely Pinni (PRTB), 1,4%. Marinaldo Silva (PCO), 0,5%; Pastor Waldenor (Avante), 0,4%; Gilberto Laurino (Patriota), 0,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam, ainda, 28,4%.

O levantamento está registrado sob o protocolo AP-09424/2022, no TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral do Amapá).

Com informações de Jeso Carneiro.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Centrão: independente de quem vença a eleição, irá mandar muito

Independente de quem vença a eleição presidencial, que até o momento, pesquisas colocam o ex-presidente Lula (PT) como o favorito, porém o atual mandatário nacional

Prefeitura de Curionópolis oferece exames cardiológicos de última geração

Os investimentos na saúde de Curionópolis continuam sendo prioridade da gestão da Prefeita Mariana Chamon. Além dos sete novos postos de saúde, o município fortalece

Wlad e a arte de aparecer

Wladimir Costa, deputado federal, presidente estadual do Solidariedade, em poucos dias, tornou-se o político mais comentado do país. Superou figurões da política e até os

Alepa Pós-eleições

Inevitavelmente os parlamentos estaduais sofrem alterações em suas representações políticas após o término das eleições municipais. Na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) não seria diferente.

Rapidinhas do Branco – LVI

Recuo estratégico Um pré-candidato a prefeito de Parauapebas, que vinha se colocando como muito atuante, resolveu (exposto aos mais próximos) “pisar no freio” e, digamos,

Alepa: Deputados aprovam contas do Governo do Pará referentes a 2023

Os deputados aprovaram, em votação secreta nesta terça-feira (10/12), a prestação de contas do Governo do Estado do Pará, relativa ao exercício financeiro de 2023,