Eleições 2024: disputa interna no PL, remove Aurélio Goiano do comando do partido em Parauapebas

A cada dia, um fato novo vem ocorrendo, promovendo mudanças de rotas na política de Parauapebas. O mais novo fato, aconteceu no último sábado, 23, quando se tornou público, todavia, sua arquitetura e execução ocorreu dias antes.

Uma semana depois de ter assumido o comando do Partido Liberal (PL) em Parauapebas, o vereador Aurélio Goiano, foi destituído do posto, além dos que haviam sido nomeados pelos mesmos. Sem maiores cerimônias, logo se tornou do conhecimento público, os motivos e os autores de tal ação. Ao senso comum, a presidente do PL-Mulher, Cynthia Lima, entregou um dossiê robusto do citado edil à Executiva nacional do partido, em que a ex-primeira Michele Bolsonaro ao ter conhecimento do conteúdo, resolver afastar Goiano do comando do partido e, por consequência, o desfiliá-lo.

O fato caiu como uma bomba no meio político parauapebense, com desdobramentos em outras praças, como na capital do Pará. O que fez até o comunicador e ex-deputado federal, Wlad Costa, tomar as dores de Aurélio, e acusando os “poderosos” da capital do minério, atores da base governista municipal, como os responsáveis. Wlad como se diz: “entrou errado e mirou errado”. Os motivos que levaram à queda do “Boca de burro” como se autointitula o vereador Goiano, era consequência de fatores endógenos, ou seja, atritos internos do PL no Pará.

O que se diz é que ninguém se entende no partido. O que vem ocorrendo é muito “fogo amigo”, é Parauapebas se tornou o mais novo exemplo. O embate ocorre entre os deputados federais Joaquim Passarinho e Éder Mauro, que não conseguem mais se entender. O embate tomou outras proporções quando Passarinho levou Goiano a Brasília para entregar ao mesmo, com anuência de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, o controle da legenda em Parauapebas. Ao assumir a comissão provisória do Partido Liberal, o vereador em questão afastou todos que eram próximos a Éder Mauro, que ficou possesso. O passo seguinte – tendo como base seu nível de entrada junto ao casal Bolsonaro – foi entregar o que tinha contra o vereador da capital do minério.

Foi de Michele a decisão de retirá-lo do controle do PL. O fato aumentou ainda mais o nível da crise política que vive o PL. O embate não se resume apenas a Parauapebas. Há outros municípios que estão tendo o seu tabuleiro político alterados pelo embate interno no PL paraense. Uruará, Altamira e Itaituba, são outros exemplos. Nessas municipalidades, Passarinho não apoia nenhum nome lançado pelo próprio partido, e sim os indicados pelo Avante, controlado no Pará por um aliado seu de primeira hora: deputado estadual Wescley Tomaz, que lidera as pesquisas em Itaituba.

Voltando a Parauapebas… O PL sem Goiano, terá que se reposicionar no jogo. Lançará um nome próprio? Apoiará outro nome do campo da Direita e, com isso, irá focar em fazer bancada na Câmara Municipal? A saída de Goiano, o fazendo concorrer por outra legenda (que poderá ser o Solidariedade), tende a promover uma “revoada” de nomes do PL, pulverizando candidaturas. A resolução do partido diz que o deputado mais votado no município, tem a preferência na construção das comissões, no caso de Parauapebas, ele atende pelo nome de Éder Mauro. Além da capital do minério, o mesmo conta com outras 100 comissões, enquanto Joaquim Passarinho, soma em torno de 20.

De todo modo, a Direita não se entende em Parauapebas. Desunida e promovendo um autofagismo em alto nível, é tudo que a base política do prefeito Darci Lermen (MDB). Aguardemos os próximos capítulos.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 95 bi em ajuda para Ucrânia e Israel

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelo Partido Republicano, aprovou neste sábado (20), com amplo apoio bipartidário, um pacote legislativo de 95 bilhões

Canaã: prefeita e secretários discutem projetos para 2023

Com o objetivo de discutir os próximos passos e projetos da gestão para o ano de 2023, a prefeita Josemira Gadelha realizou uma reunião com

Os prefeitos campeões de gastos no 1º turno nas eleições 2016

João Doria (PSDB), eleito prefeito da capital paulista no primeiro turno, foi o candidato que mais gastou na primeira fase das eleições municipais 2016 entre

Exposibram 2023: mineradoras vão divulgar investimentos e novos projetos em Belém

Em evento, no fim de agosto, mais de 20 companhias vão receber propostas comerciais de centenas de fornecedores, em rodadas de negócios. Pesquisa do Instituto

Com Bolsonaro inelegível, Direita vive fragmentação e crise de hegemonia

A sucessão de Jair Bolsonaro (PL) na extrema direita para as eleições de 2026 segue incerta. Inelegível e enfrentando processos que podem levá-lo à prisão,

Refém de vez do Centrão

Um dos principais alicerces dentro da estrutura dialética que sustentava a narrativa Bolsonarista, era o combate à “velha política”, ou seja, a forma de como