Eleições 2024: Eleitor que não votou no 1º turno pode justificar a ausência até 5 de dezembro

Quem não votou no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 nem pôde justificar a ausência às urnas no dia da votação tem até o dia 5 de dezembro para apresentar a justificativa. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos Portais da Justiça Eleitoral.

Juntamente com a solicitação, é necessário anexar, obrigatoriamente, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, tais como bilhetes de passagens, cartões de embarque, atestado médico, entre outros.

Se a eleitora ou o eleitor não tiver acesso às ferramentas de justificativa on-line, deverá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial, com os mesmos documentos acima mencionados.

Quem estava na cidade onde vota e, por algum motivo, deixou de votar também deve apresentar a justificativa e os documentos que demonstrem a razão da ausência no 1º turno.

Nas localidades onde haverá 2º turno, as eleitoras e os eleitores que não votaram no último domingo (6) podem e devem votar no dia 27 de outubro.

Eleitor no exterior

Brasileiros que estavam no exterior no dia do 1º turno da eleição têm até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência ao pleito por três meios: via e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou mediante o envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE pós-eleição) para a autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

A pessoa pode, ainda, apresentar a justificativa até 30 dias após a data do retorno ao Brasil, munida da documentação que comprove o não comparecimento às urnas.

Consequências

Deixar de justificar ou apresentar uma justificativa que não seja aceita pela autoridade judiciária resulta em aplicação de multa. Se a multa não for quitada, a pessoa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Quem não votar nem justificar a ausência por três turnos consecutivos de eleições (cada turno corresponde a uma eleição) terá o título eleitoral cancelado se não pagar as multas devidas.

Enquanto não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, a eleitora ou o eleitor não poderá tirar passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda e receber salário de função ou emprego público, entre outras consequências.

Com informações e imagem TSE

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Ex-ministro petista no comando da Vale?!

Não se fala em outro assunto pelos corredores de Brasília, que não seja a possível nomeação do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega para presidir a

Eleições 2022: Destak mostra que Helder ampliou ainda mais a vantagem sobre os adversários em Santarém

A nova pesquisa de intenção de votos da Destak em Santarém, terceiro maior colégio eleitoral do Pará, aponta que o governador Helder Barbalho (MDB), candidato

O Palácio aos interiores. Primeira parada: Oeste do Pará

Hoje, 20, o Governo do Pará inicia a execução de seu mote de campanha: Estado Presente. Conforme anunciado previamente desde o ato de posse, que

Pix responderá por 40% do mercado de pagamentos online no Brasil até 2026

É o que diz o Ebanx: o Pix, sistema de pagamento instantâneo, responderá por mais de 40% das compras online no Brasil até 2026, mostrou

Canaã: Câmara Municipal delibera e avança com aprovação de projeto de lei e indicações

Na 10ª sessão ordinária, realizada pela Câmara Municipal de Canaã dos Carajás nesta terça-feira, dia 08, os vereadores debateram e aprovaram, por unanimidade, várias propostas

Vale foi a empresa brasileira que mais pagou dividendos em 2021

Segundo matéria do site G1, a mineradora Vale lidera a lista de companhias brasileiras que pagaram dividendos recorde em 2021, tendo como referência o relatório