Eleições 2024: Instituto Gauss é condenado por divulgação de pesquisa irregular

A empresa Qualiquanti Gauss, que divulgou recentemente pesquisa realizada em Parauapebas/PA, foi condenada ao pagamento de multa de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil duzentos e cinco reais) por descumprimento de decisão judicial que suspendia a divulgação de pesquisa irregular.

A representação contra a empresa que tem sede em Palmas-TO foi proposta pelo Partido Republicano Brasileiro – PRB e teve como alvo a pesquisa registrada sob o número TO-09487/2024. O juízo da 7ª Zona Eleitoral de Paraíso do Tocantins determinou que a ré deixasse de divulgar a pesquisa por julgar que o levantamento estava em desacordo com a legislação. Com o descumprimento, a empresa foi condenada a pagar multa. A sentença do processo nº 0600062-71.2024.6.27.0007 foi publicada no dia 12 de junho, coincidentemente, a mesma data do término da pesquisa realizada em Parauapebas.

Outra empresa de Palmas-TO que também enfrentou problemas com a justiça por divulgação de pesquisa irregular foi o Instituto Skala. A consulta mais recente realizada em Parauapebas trazia pergunta sobre qual candidato o entrevistado escolheria para ser o prefeito de Novo Repartimento, o que minou a credibilidade do levantamento e abriu margem para novas representações junto à Justiça Eleitoral.

Nas pesquisas realizadas pelos institutos de Palmas, o vereador Aurélio Goiano tem grande vantagem sobre o segundo colocado, o também vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro. Os demais levantamentos têm mostrado queda de Goiano e crescimento de Rafael.

Imagem: fotomontagem.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2022: prefeito de Brasil Novo é acusado de ameaçar e agredir adversários políticos

Ontem, um grave fato ocorreu nas ruas do município de Brasil Novo, pertencente à mesorregião do Sudoeste paraense. O candidato a deputado estadual Marquinho (Podemos)

Eleições 2024: TRE do Pará realiza ações da Auditoria da Votação Eletrônica

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) vem promovendo uma série de ações pensando na realização da Auditoria da Votação Eletrônica nas Eleições

Nova gestão da Sudam realiza primeiro Condel

Depois de três anos sem debate totalmente presencial, será realizada nesta sexta-feira, 14 de julho, às 9h, em Belém, a reunião do Conselho Deliberativo (Condel)

Eixo da resistência: a rede de influência e os adversários do Irã no Oriente Médio

O Oriente Médio vive uma situação especialmente tensa porque dois dos países mais militarizados da região, Irã e Israel, se enfrentaram no último sábado (13),

“Muito para fora, pouco para dentro”. Avaliação do governo Lula

Uma sequência de pesquisas sobre avaliação do governo Lula (PT) acenderam a luz amarela no Palácio do Planalto. Os números apresentados apontam para uma queda

Josemira Gadelha é eleita prefeita de Canaã dos Carajás

A partir do dia 1 de janeiro, a cidade de Canaã dos Carajás será governada por uma mulher pela primeira vez em sua história. A