Eleições 2024: Instituto Gauss é condenado por divulgação de pesquisa irregular

A empresa Qualiquanti Gauss, que divulgou recentemente pesquisa realizada em Parauapebas/PA, foi condenada ao pagamento de multa de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil duzentos e cinco reais) por descumprimento de decisão judicial que suspendia a divulgação de pesquisa irregular.

A representação contra a empresa que tem sede em Palmas-TO foi proposta pelo Partido Republicano Brasileiro – PRB e teve como alvo a pesquisa registrada sob o número TO-09487/2024. O juízo da 7ª Zona Eleitoral de Paraíso do Tocantins determinou que a ré deixasse de divulgar a pesquisa por julgar que o levantamento estava em desacordo com a legislação. Com o descumprimento, a empresa foi condenada a pagar multa. A sentença do processo nº 0600062-71.2024.6.27.0007 foi publicada no dia 12 de junho, coincidentemente, a mesma data do término da pesquisa realizada em Parauapebas.

Outra empresa de Palmas-TO que também enfrentou problemas com a justiça por divulgação de pesquisa irregular foi o Instituto Skala. A consulta mais recente realizada em Parauapebas trazia pergunta sobre qual candidato o entrevistado escolheria para ser o prefeito de Novo Repartimento, o que minou a credibilidade do levantamento e abriu margem para novas representações junto à Justiça Eleitoral.

Nas pesquisas realizadas pelos institutos de Palmas, o vereador Aurélio Goiano tem grande vantagem sobre o segundo colocado, o também vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro. Os demais levantamentos têm mostrado queda de Goiano e crescimento de Rafael.

Imagem: fotomontagem.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

#TBTdoBlog: Jader Barbalho derrota Oziel Carneiro e se elege governador do Pará

O ano era o longínquo 1982. O Ditadura Militar caminhava para o seu fim no governo de João Figueiredo, o último militar do regime na

Eleições 2020: pesquisa do Instituto Acertar confirma o cenário do Ibope em relação a PMB

Os candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e José Priante (MDB) seguem liderando a disputa pela prefeitura municipal de Belém. Na segunda pesquisa de intenção de voto,

Gerente nacional

Recentemente, escrevi em uma rede social que estava feliz de acompanhar os trabalhos do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Explico: o citado tinha deixado o

Pesquisa: caso haja eleição suplementar, Eliane Lima larga na frente em Tucuruí

Depois da cassação do prefeito, Alexandre Siqueira e seu vice, Jairo Holanda, o município de Tucuruí pode ir às urnas para escolher um novo prefeito

Vale identifica trincas em barragem em nível de emergência máximo

A Vale comunicou ao mercado na última sexta-feira (13) ter identificado “trincas superficiais” na barragem Forquilha 3, na mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG).

Rapidinhas do Branco – XCV

Milagre O que se diz em Belém que só um fato muito “fora da curva” contra os candidatos Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL)