Eleições 2024: pesquisa aponta liderança de Edmilson em cenário indefinido pela PMB

A Paraná Pesquisa divulgou hoje, 06, pesquisa feita em relação à disputa pela Prefeitura de Belém. Foram aplicados 734 formulários, estratificados segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e localidade. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais durante os dias 02 a 05 de junho de 2023, sendo auditadas, no mínimo, 20,0% das entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.

Tal amostra representativa do município de Belém atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem
estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais.

Espontânea:

No formato espontâneo, ou seja, quando não se apresenta nomes ao entrevistado, o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) lidera com 8,4%. Delegado Everaldo Eguchi (PTB) vem em segundo lugar com 1,4%; seguido de perto por Éder Mauro (PL) e Úrsula Vidal (MDB), ambos com 1,1%; em quarto lugar aparece o deputado federal José Priante (MDB) com 0,7%; em quinto aparecem o deputado federal Celso Sabino (UB) e o ex-deputado Cássio Andrade (PSB) somam 0,4%; em sexto o deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) com 0,3%. Outros nomes somaram 0,5%.

Como esperado, 75,1% dos entrevistados Não Sabem ou Não Respondeu. Os que declaram votar Branco, Nulo ou em Nenhum dos Citados, somou 10,6%.

Estimulada – Cenário 1:

Edmilson Rodrigues (Psol) lidera com 17%; em segundo lugar aparece Delegado Everaldo Eguchi (PTB) com 16,9%; em terceiro vem a secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal (MDB) com 15,4%; em quinto, Cássio Andrade (PSB) com 10,4%; na sequência vem José Priante (MDB) com 8,3%; seguindo por Thiago Araújo (Cidadania) com 8,0%. Seguindo a lista aparece o deputado federal Celso Sabino (UB), com 4,6%.

Os que declararam votar Branco, Nulo ou em Nenhum dos Citados, somou 13,8%. Já os que afirmaram Não Saber ou Não Respondeu somou 5,8%.

Estimulada – Cenário 2:

No cenário com a presença do deputado federal Éder Mauro, do PL, a disputa muda. O citado parlamentar lidera com 19,5%; seguido pelo atual prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) com 16,5%; em terceiro lugar aparece Úrsula Vidal (MDB) com 15,4%; em quinto, Cássio Andrade (PSB) com 9,5%; na sequência vem José Priante (MDB) com 7,9%; seguindo por Thiago Araújo (Cidadania) com 7,5%. Seguindo a lista aparece o deputado federal Celso Sabino (UB), com 5,3%.

Os que declararam votar Branco, Nulo ou em Nenhum dos Citados, somou 13,2%. Já os que afirmaram Não Saber ou Não Respondeu somou 5,2%.

Avaliação – Governo Lula:

A Paraná Pesquisa quis saber como anda a avaliação do eleitorado belenense em relação à gestão do presidente Lula (PT).

No formato Estimulado, Lula soma 59,8% de aprovação entre Ótimo e Bom; já os que desaprovam atingiu 35,4% dos entrevistados. Os que Não sabe/Não opinou somou 4,8%.

Avaliação – Governo Helder:

A Paraná Pesquisa quis saber como anda a avaliação do eleitorado belenense em relação à gestão do governador Helder Barbalho (MDB).

No formato Estimulado, Helder soma 68,5% de aprovação entre Ótimo e Bom; já os que desaprovam atingiu 27% dos entrevistados. Os que Não sabe/Não opinou somou 4,5%.

Avaliação – Governo Edmilson:

A Paraná Pesquisa quis saber como anda a avaliação do eleitorado belenense em relação à gestão do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). O resultado liga o alerta nos corredores do Palácio Antônio Lemos.

No formato Estimulado, Edmilson soma apenas 28,6% de aprovação entre Ótimo e Bom; já os que desaprovam atingiu o impressionante 68,8% dos entrevistados. Os que Não sabe/Não opinou somou 2,6%.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Pará: criação de novos municípios. Desenvolvimento ou municipalização da pobreza?

O estado do Pará, segundo maior ente federativo do Brasil em área territorial (1,2 milhão de km²), conta hoje com 144 municípios. O mais recente,

Eleições 2024: em plenária, PT decide seguir com Edmilson

Na noite de ontem, 26, em um hotel da capital paraense, o Partido dos Trabalhadores, através de plenária, encaminhou o desejo da maioria de seus

Ponto de não retorno político

Nos últimos anos de minha atividade docente, ao tratar de meio ambiente, este voltado mais à Amazônia, me acostumei a utilizar o termo de “ponto

Parauapebas: saída de secretário sela fim de acordo político entre vereador e deputado

Ontem, 04, através das redes sociais do prefeito Darci Lermen (MDB), foi anunciado a saída de Sávio Santiago do comando da Secretaria Municipal de Meio

Xi Jinping é reeleito para 3º mandato como presidente da China

Xi Jinping foi reeleito, nesta sexta-feira (10), para seu terceiro mandato de cinco anos como presidente da China, em um papel amplamente cerimonial, enquanto reforça

Sespa acompanha obras para instalação de mais 28 leitos de UTI em Parauapebas

No município de Parauapebas, na região Sudeste, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa) acompanhou na tarde desta terça-feira (16) as