A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), e o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), lideram cenários em uma eventual disputa ao governo do estado em 2026, segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (13).
Ao todo, cinco cenários foram testados. Foram ouvidas 1.200 pessoas, entre os dias 9 de 10 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Cenário 1
No primeiro deles, Hana Ghassan aparece com 24% contra 19% de Daniel Santos. Já o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL) tem 18%. Os votos em Nulo/Branco chegam a 13%; já os que Não Sabem/Não Respondeu, somam 26%.
Cenário 2
Nesse cenário, se substitui Éder Mauro por Rogério Barra, o resultado fica: Ghassan tem 28% ante 26%% de Santos. Barra vem na sequência com 5%. Os votos em Nulo/Branco chegam a 14%; já os que Não Sabem/Não Respondeu, somam 27%.
Cenário 3
O questionário acrescenta o nome do ex-governador Simão Jatene, retirando os dois parlamentares do PL. Sendo assim, Hana Ghassan atinge 23%; em segundo vem o ex-tucano citado, com 22%. O atual prefeito de Ananindeua soma 19%. Os votos em Nulo/Branco chegam a 12%; já os que Não Sabem/Não Respondeu, somam 24%.
Cenário 4
Em um cenário mais amplo, Ghassan tem 21%; Daniel Santos, 18%. Já o ex-deputado Paulo Rocha, 15% e o deputado Joaquim Passarinho, 8%. A vereadora de Belém e ex-senadora pelo estado Marinor Brito somou 4% e Cleber Rabelo, ex-candidato ao governo em 2022, 1%.
Cenário 5
Já na última amostra, com apenas os dois líderes das intenções, a vice-governadora tem 30% e Daniel Santos, 26%.
Rejeição
A pesquisa também avaliou os mais rejeitados. Neste quesito, o deputado federal Éder Mauro atinge 56%; enquanto Hana Ghassan e Daniel Santos, ambos com 24%.
Por CNN Brasil (adaptado pelo Blog do Branco)
Imagem: reprodução



