Um dos assuntos mais falados atualmente na política brasileira é a disputa presidencial de 2026. Primeiro ponto trata da questão se Lula irá concorrer (questão que ficou mais evidente após a internação em caráter de urgência do presidente da República). O segundo ponto, diz respeito ao futuro político do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, até então, indefinido entre concorrer à reeleição, ou se lançar à Presidência da República.
Ontem, 15, durante entrevista ao programa “Canal Livre”, da Rede Bandeirantes, o atual mandatário paulista, que deixou claro que pretende concorrer em 2026 novamente ao Governo de São Paulo, deixando a disputa presidencial mais à frente, por exemplo, 2030. Em sua estratégia política, Freitas quer a partir do Palácio dos Bandeirantes, ajudar a eleger um presidente da República de Direita, além da justificativa de que precisa conduzir diversos projetos estratégicos no estado mais rico do país.
O que Tarcísio não falou, mas que é uma das principais questões que o segura em São Paulo, é a possibilidade de Lula concorrer novamente. Pesquisas apontam que se o atual presidente estiver na próxima disputa pelo Palácio do Planalto, torna-se o favorito para vencer o processo eleitoral.
A questão é simples: trocar uma reeleição garantida por uma aventura de disputar a presidência? Tarcísio de Freitas pratica o venho ditado: “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.
Imagem: reprodução