Encontro com o Rei

COMPARTILHE:

Na última segunda-feira, 13, o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, anunciou em suas redes sociais, o convite feito pelo Rei Charles III para uma recepção em apoio à ação global sobre biodiversidade, no Palácio de Buckingham, em Londres. No dia seguinte, 14, o mandatário estadual fez a passagem de cargo à vice-governadora, Hanna Ghassan, pois estará fora do país. Ontem, 15, Helder postou em solo inglês o que pretende comunicar a Vossa majestade, o Rei Charles III: questões ambientais na Amazônia. Vale lembrar que o governador do Pará preside atualmente o Consórcio Amazônia Legal.

O novo dono do Trono Inglês está há mais ou menos 50 anos envolvido de um jeito ou de outro com as questões ambientais. Antes, era conhecido como o “príncipe ambientalista”. Todavia, sua atuação no referido assunto sempre gerou polêmicas, justamente, pela forma como atua: sempre discreto e com quase nenhuma ação prática. Com o início de seu reinado, espera-se que a pauta ambiental esteja em um patamar mais evidente.

O possível encontro entre Helder e Charles – ainda não confirmada a presença do Rei no encontro -, se aconteça deverá gerar grandes dividendos políticos ao governador paraense que, como já adiantado pelo Blog do Branco em diversos artigos, escolheu o meio ambiente como a sua vitrine no seu segundo mandato à frente do Executivo. A pauta permite, por exemplo, que Barbalho tenha atuações de ordens nacional e internacional, à sua grande aposta para voos políticos mais altos.

A estratégia de Helder “para além do Palácio” segue o seu fluxo.

Imagem: Revista Fórum. 

O blog no X