Se a velha máxima de que “a primeira impressão é a que fica”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob a gestão de Maura Paulino, deixa claro que as dificuldades enfrentadas no ano passado, foram superadas, a começar com a abertura da Semana Pedagógica, que trouxe ao debate ao tema: “Educação e Inclusão na Era Digital”.
Levando, portanto, em consideração os desafios da prática docente, o tema: “Educação e Inclusão na Era Digital” mostrou-se pertinente e alinhado às demandas contemporâneas da educação pública, considerando os desafios relacionados ao uso de tecnologias, à equidade educacional e à ampliação das oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes. A proposta foi ministrada pelo professor doutor Marcos Costa, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Um ponto sensível, mas que esteve no escopo de atuação da Semed foi o processo de valorização dos profissionais que atuam na rede municipal, por isso foi proposto: Valorização dos Talentos Docentes da rede municipal; Socialização de práticas pedagógicas exitosas; Demonstração de avanços concretos no fortalecimento da aprendizagem dos alunos da escola pública municipal. As experiências apresentadas evidenciaram ações pedagógicas consistentes, contextualizadas e alinhadas às diretrizes educacionais vigentes.
Não há outro caminho para o melhoramento do nível educacional, que não passe pela formação dos profissionais que atuam na Educação. Depois de um ano difícil, pautado em uma verdadeira reconstrução, a Semed mostra que 2026 será um ano de muitas conquistas para a educação municipal de Parauapebas.
Imagem: Ascom Semed



