Zenaldo Coutinho na mira

Como esperado com a chegada de Helder Barbalho ao poder, após ser eleito governador do Pará, o jornal Diário do Pará disfarçadamente teve que mudar – mesmo que de forma superficial – a sua linha editorial. Ou seja, as pautas (quase sempre bombas em relação ao governo do Pará na gestão de Simão Jatene) tiveram que cessar por questões óbvias.

Para isso, ao se tirar de um alvo, há de substituí-lo por outro. Neste caso a gestão de Zenaldo Coutinho na Prefeitura de Belém, que passou a encorpar as páginas do Diário do Pará, além de ter espaço negativo também nos jornais O Liberal e Amazônia, ambos das Organizações Rômulo Maiorana (ORM), que após a saída de Rômulo da presidência, a empresa se aproximou dos Barbalho. Portanto, Zenaldo está na mira dos dois principais veículos de comunicação do Pará.

Ao lado de Belém, Ananindeua também é governado por um prefeito do PSDB, Manoel Pioneiro, mas há uma diferença. O mandatário do referido município indiretamente se aliou aos Barbalho em retaliação a Simão Jatene, por ter escolhido Márcio Miranda para ser o seu sucessor. Por conta disso, Pioneiro sofre menos pressão do que Zenaldo.

Inegavelmente a gestão de Zenaldo em Belém é desastrosa. Tanto que esse foi o principal argumento do então governador Jatene para não alçá-lo à disputa estadual, tamanho era o seu desgaste. Sendo assim, tornou-se uma “presa” fácil aos adversários, sobretudo aos que dominam os principais veículos de comunicação.

Ao tucano que governa Belém restará se aliar aos Barbalho para tentar sobreviver politicamente? Coutinho está isolado. Helder sabe disso e deverá vim como um “trator” para fazer vencer o seu escolhido para disputar o Palácio Antônio Lemos, uma prioridade ao governador, em 2020. Do outro lado da fronteira, tudo está caminhando conforme o acordado, com a possibilidade real do deputado estadual e futuro presidente da Assembleia Legislativa, Daniel Santos, ser o candidato do governador em Ananindeua, com apoio de Pioneiro. Resta definir o processo em Belém.

De pujante outrora o ninho tucano, restou Zenaldo Coutinho, que está na mira, é o alvo da vez. Ele enfrentará ou procurará abrigo?

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

EUA superam marca de um milhão de mortes por Covid-19

Os Estados Unidos sempre lideram o infeliz ranking mundial de mortes por Covid-19. Essa estatística macabra sempre esteve relacionada a forma de como o governo

Eleições 2022: Doxa compila suas pesquisas e apresenta os “eleitos” ao parlamento federal pelo Pará

Dando continuidade aos estudos dos cargos proporcionais, Doxa atualiza o estudo para deputado FEDERAL, agora com 6.000 entrevistas. Esse estudo é baseado em três pesquisas

CMP: vereadores iniciam trabalhos legislativos com promessa de intensa agenda em 2024

Na última quinta-feira (15), a Câmara Municipal de Parauapebas abriu oficialmente os trabalhos legislativos de 2024. Em sessão solene, os vereadores apresentaram informações sobre seus

Rapidinhas do Branco – CXXXIX

PRESSÃO O vereador Tito, do MST, deixou recado nada discreto na última sessão ordinária: se os acordos firmados em mesa redonda não forem cumpridos, o

Parlamento x Bolsonarismo

Este blog já produziu algumas análises sobre a relação do governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. O modus Operandi do bolsonarismo é de perfil bélico,

Eleições 2022: o que faz um deputado federal?

Ontem, 16, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 10.299 o quantitativo de candidatos inscritos para concorrer as 513 vagas na Câmara dos Deputados nas eleições