RAIO-X DA CÂMARA – Semana 01

RAIO-X DA SEMANA (13 a 22 de setembro de 2025)

O vereador e Presidente da Câmara, Anderson Moratorio, tem feito um trabalho no mínimo controverso. Por óbvio que ninguém poderia esperar que ele fosse se posicionar como oposição ao governo, tendo ele sido eleito nesse grupo e tendo recebido um apoio massivo para se tornar presidente. Porém, ao permitir o aparelhamento da Casa de Leis aos desvarios do cada vez mais evidentemente despreparado “Plano de (des)Governo” de Aurélio, o vereador colocou em xeque sua credibilidade e reputação duramente construída ao longo dos anos, nos mais diversos cargos que ocupou. Ultimamente tem mostrado pequenos atos de rebelião e isso foi um alívio, claro. Resta saber se foi realmente uma epifania que o fez ver a realidade ou se foi apenas para botar pressão na “Máquina”, para ter seus pedidos atendidos. A conferir.

—-

Ao se posicionar CONTRA simples “pedidos de informação”, os vereadores negam sua mais básica vocação: a da fiscalização. Vejam que não foram pedidos de impeachment, afastamento, cassação, prisão, aberturas de CPI, nada disso. Simples pedidos de informação são negados sistematicamente pela mais sem-vergonha das legislaturas que esta Câmara já viu.

—-

O vereador Leo Márcio realmente precisa saber qual é a função de um vereador, mesmo sendo ele de situação. Propor leis, emendas, melhorias e principalmente, fiscalizar o Executivo. Sendo situação, é normal que debata em favor das pautas do governo que ele apoia. Mas seu papel de apresentar slides sobre o que o Governo teria feito este ano, beira o ridículo e ultrapassa o vergonhoso. Isso é papel de secretário, chefe de gabinete, técnico do governo e não de um membro de outro poder independente. Sua falta de noção e vergonha causam assombro e constrangimento.

—-

E tem vereador fazendo cosplay de palhaço. Esquece que piada contada uma vez é engraçada, duas vezes, você dá um sorriso amarelo, porque já sabe o final; na terceira vez, você já suspira e na quarta você interrompe de tão chato que ficou. Corre à boca miúda que o Ministério Público já está de olho em vereadores que FLAGRANTEMENTE descumprem o que está preconizado em LEI, no descritivo de suas funções: fiscalizar o Executivo. Artigo 31 da Constituição Federal de 1988.

—-
O episódio do vereador Fred com o prefeito Aurélio durante a cavalgada, só serviu para mostrar que mesmo com muita assistência para melhorar a imagem, Aurélio é aquilo ali: bronco, ignorante, grosseiro e extremamente desrespeitoso. Uma pessoa absolutamente aquém do cargo que ocupa. E haja coach!

—-

E por falar em baixaria, os “protegidos” do prefeito estão a cada dia, mais e mais perdendo a linha, a civilidade e qualquer noção de escrúpulo. Sob a proteção do ‘Capo’, utilizam-se de suas posições adquiridas por mérito eleitoral, sem nenhum preparo técnico ou de experiência. Mas um desses sem-noção teve a audácia de ir atrás da vereadora, na CÂMARA, DURANTE A SESSÃO, para reclamar e ameaçá-la. É muita certeza de “panos quentes”, viu? E os vereadores realmente só decepcionam. O único que manifestou apoio e suporte à vereadora agredida, foi o Presidente Anderson; parabéns a ele, que honrou o mandato de vereador, o cargo de Presidente e a condição de ser humano. Do resto, apenas o silêncio, cada vez mais e mais constrangido.

DESTAQUES DA CÂMARA

Uma comissão de Vereadores, membros da CPI da Mineração, esteve em Brasília semana passada, para uma reunião com representantes da empresa Vale para tratar do processo de pelotização do minério de ferro e sobre como isso pode impactar na arrecadação da CFEM. Uma atitude louvável e merecedora de toda a nossa torcida. Afinal qualquer ação que vise aumento de arrecadação é bem-vista e principalmente bem-vinda. Ainda mais considerando que o Executivo municipal tem se mostrado absolutamente incapaz de atuar de maneira significativa nesta área. Pelo contrário, aliás. Este ano já arrecadou aproximadamente MEIO BILHÃO DE REAIS (portal da transparência do Banco do Brasil), apenas com a CFEM; considerando  outros repasses, o monatnte ultrapassa a casa do BilHão de reais e nada se vê que justifique essa montanha de dinheiro. Participaram da reunião: o presidente da CPI, Alex Ohana (PDT); os vereadores Michel Carteiro (PV), Sadisvan Pereira (PRD), Tito do MST (PT), Erica Ribeiro (PSDB) e Leandro Chiquito (SD).

—-

A Câmara de Parauapebas há vários mandatos que não diz a que veio. O nível de amadurecimento de seus membros é preocupante para dizer o mínimo. Este mandato não foge à regra, com um verdadeiro circo de horrores que cada sessão vem protagonizando. Mas para nos manter um fio de esperança, de vez em quando coisas boas surgem de lá. Nesta terça-feira (16), o vereador Alex Ohana apresentou o Projeto de Lei nº 131/2025, que trata de instituir o dia 21 de março como o “Dia Municipal das Tradições das Raízes Africanas e das Nações do Candomblé”.

Nesta data, não coincidentemente, celebra-se também o “Dia Internacional Contra a Discriminação Racial”.

É singular que mesmo nos tempos sombrios em que vivemos, um homem como o vereador Alex Ohana, cristão, católico praticante e membro da “Guarda da Santa” (Nossa Senhora de Nazaré), saiba dividir sua fé professada com suas obrigações legislativas, que devem representar A TODOS e não apenas aos grupos pelos quais ele tem simpatia. Parece pouco, mas se lembrarmos do DEBOCHE do atual prefeito com relação ao mesmo assunto (religiões diferentes das dele) e o fato de a Assembleia Legislativa do Pará ter instituído o anedótico “Dia da Esposa do Pastor”, o vereador se posiciona como uma liderança aberta ao diálogo plural e multicultural.

Por esta atitude corajosa e muito bem-vinda, esta coluna vem de público parabenizá-lo.

Vicente Reis

“cogito, ergo sum.”

#veja mais

Alepa aprova a LOA para 2019. Helder Barbalho terá uma previsão orçamentária na ordem de R$ 25,5 bilhões

A Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) aprovou nesta terça-feira (18) a Lei Orçamentária para o governo do Pará em 2019. Além disso deram ao futuro

Cidades atingidas por rompimento de barragem vão à Justiça contra a Vale

Os prefeitos de 12 cidades da bacia do Rio Paraopeba se reuniram, nesta terça-feira (15), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, contra a

Ideologia acima de todos

Jair Bolsonaro se elegeu sob a narrativa de combater ideologias que, segundo ele, são esquerdistas. Isso inclui partidos, movimentos e até países que seguem essas

Rússia e Irã vão assinar “pacto de parceria estratégica”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, terão conversas na Rússia no dia 17 de janeiro, ocasião na qual

MDB de Canaã realiza convenção para lançar candidaturas de Josemira e Dinilson

O MDB de Canaã dos Carajás realiza neste sábado (3), às 17 horas, no ginásio Antônio Chorão, a convenção partidária municipal de lançamento da candidatura

Economia não é mais sinônimo de popularidade em alta

O Brasil está vivendo um momento peculiar. A inflação está controlada. Em 2023, a taxa de desemprego foi a menor em quase dez anos. E