Rapidinhas do Branco – C

COMPARTILHE:

Marajó I

O MDB do município de Portel, que de acordo com o governador Helder Barbalho vai se tornar o quinto município mais importante do estado com a pavimentação da PA 368, além de reeleger o prefeito Paulo Ferreira vai ter a maior bancada no legislativo, com 4 assentos. Destaque para Walber da Paixão, ex-secretário de Finanças da atual gestão que foi o segundo vereador mais votado do Marajó, com 2.100 votos.

Marajó II

Continuando em Portel, a disputa pela presidência da Câmara Municipal para o próximo biênio está acirrada. Rumores indicam que Walber da Paixão, do MDB, deve ser o escolhido em chapa única apoiada pelo prefeito Paulo Ferreira, mas correm por fora o atual presidente, Charles Gonçalves (PSD), Dra Marlene (MDB), apoiada pelo secretário de Saúde Márcio Sherlo ( pasmem, presidente do PSD), e o vereador apoiado pela vice-prefeita, Professor Tito (PSB).

Marajó III

E o governador Helder Barbalho praticamente gabaritou as urnas do Marajó fazendo com o MDB 13 prefeituras e apoiando as candidaturas vitoriosas do PSD em Bagre e Curralinho. Em Oeiras, com o PP e em Muaná e Chaves com o PSD, Helder preferiu a neutralidade, pois o MDB concorria com Dinaldo Aires, em Oeiras, com Neto Cunha, em Muaná e com Rita Pinho, em Chaves, derrotados nas urnas.

Alepa

As eleições municipais promoveram menos mudanças do que se poderia esperar em relação aos ocupantes dos  41 assentos da Alepa. Apenas duas cadeiras terão novos ocupantes: no lugar de Toni Cunha, do PL, eleito prefeito de Marabá, assumirá João Pingarilho, de Santarém. No caso de Igor Normando, quem retorna à Casa de Leis estadual é Torrinho Torres, do Podemos.

Vereança nacional 

Segundo dados levantados pelo analista de dados e economista Wesley Oliveira, o MDB foi o partido que mais elegeu vereadores no país, com 7.989; seguindo pelo PP, com 6.849; em terceiro aparece o PSD, que somou 6.490; em quarto, o União Brasil, que conquistou 5.412 cadeiras nos parlamentos municipais. Fechando a lista das cinco maiores legendas que mais elegeram vereadores, aparece o PL, que elegeu 4.878 parlamentares.

Transição 

O prefeito eleito de Belém, Igor Normando, do MDB, definiu ontem (29) que o seu vice, o ex-deputado federal Cássio Andrade (PSB), será o coordenador da equipe que fará a transição com a equipe da atual administração municipal. Normando sempre deixou claro que Andrade não será em sua gestão um vice-prefeito decorativo, pois terá participação ativa no governo, podendo, inclusive, acumular o cargo com o gerenciamento de alguma secretaria municipal.

Lição de casa 

O que se fala em Brasília é que o governador Helder Barbalho (MDB) fez a lição de casa, ou seja, elegeu um grande quantitativo de prefeitos do MDB e de sua base aliado. Dos 144 municípios paraenses, 138 serão geridos por aliados e apoiadores do mandatário estadual. Tal desempenho credencia Helder a brigar internamento, quem sabe, pela vaga de vice-presidente, caso o MDB retorne à chapa presidencial.

Nanico

O PT do Pará já pode ser considerado um partido “nanico”. Elegeu apenas dois prefeitos nos municípios de Igarapé-Miri e Primavera. A legenda desidrata nas mãos da Família Faro, que a usa para atendimento de seus interesses particulares. Ou o partido tira Beto Faro do comando ou caminhará para o fim.

Gabinete populoso

O gabinete em Brasília do senador Beto Faro, do PT, impressiona no quantitativo de assessores (65 divididos em 59 comissionados, dois efetivos e quatro de empresas terceirizadas contratadas pelo Senado Federal. Só para efeito de comparação, os assessores dos gabinetes dos senadores Jader Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (Podemos) são de 14 e 31 pessoas, respectivamente. Na verdade, Beto Faro é o senador que possui o maior número de assessores em seu gabinete entre todos os seus pares.

LOA

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizará no próximo dia 13, audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, que prevê uma receita na ordem de R$ 1,9 bilhão, bem próxima ao exercício corrente e acima do que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que previa R$ 1,7 bilhão.

Edição 100

A coluna “Rapidinhas do Branco” surgiu em março de 2022, com objetivo de tratar dos bastidores políticos, chega à centésima edição. O nosso muito obrigado.

O blog no X