Equilibrista
O prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano está aprendendo a arte de se equilibrar na prática dentro do tabuleiro político. Um dia senta-se à mesa com o governador Helder Barbalho; no dia seguinte, almoça com o deputado federal Joaquim Passarinho. Em outro se reúne com o senador Beto Faro (PT), horas depois com nomes da Direita.
Desafio
Dados revelados de um levantamento feito pela consultoria socioambiental Tewá 225, apresentou o que se sabia na prática: Parauapebas está entre as piores cidades para uma mulher viver no Brasil. Claramente falta política pública para o gênero feminino. O levantamento levou em consideração taxa de feminicídio, desigualdade salarial e representatividade feminina na política. Desafio e tanto para a primeira-dama e secretária da Mulher, Beatriz Ramos.
Abre o Olho
É melhor o prefeito Aurélio Goiano abrir bem os olhos para os andam ao seu lado. Tem vereador de sua base que vem agindo como se fosse um “primeiro-ministro”. Resolve ficar à frente das demandas dos colegas do parlamento. Até a forma de agir está mudada. Menos arrogância e mais simpatia.
Gastão
O deputado federal Keniston Braga (MDB) foi pela primeira vez o mais gastador entre os 17 parlamentares da bancada do Pará. O uso de recurso público somou R$: 36.829,54. O segmento de maior gasto foi o de Divulgação de Atividade Parlamentar: R$ 22.048,00
Apresentação
A vice-governadora Hana Ghassan (MDB) vem mostrando grande desenvoltura em suas aparições públicas e nas redes sociais. A oratória então, nem se fale. Dizem ela que pegou ritmo que inclui acordos firmados com a mesma. Quem participa de reunião com a mesma relata o poder de articulação impressiona.
PSB
Desde a noite de anteontem, 07, quando foi anunciado que PSB no Pará passaria para o comando do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, que o tabuleiro político-eleitoral paraense está agitado. O fato também foi pautado na sessão de ontem, 08, na Alepa, com o discurso contundente do deputado Fábio Figueiras.
Despedida
Ontem, 08, o vice-prefeito de Belém, que acumula o cargo de secretário estadual de Esporte, Cássio Andrade, se despediu do comando do PSB através de um comunicado com alto teor emotivo. Lamentou a decisão da Executiva nacional. A questão é saber quando Andrade e sua turma irão desembarcar do partido.
Base
Com o controle do PSB por Daniel Santos, é natural que o partido deixe a Secretaria Estadual de Esportes. Outra legenda poderá assumir ou algum partido aumentará sua presença na estrutura do governo. Um movimento que precisa ser feito com cuidado e muito bem calculado pelo governador Helder Barbalho.
Senado
Apesar de receber diversas orientações para que dispute uma das 17 vagas ao parlamento federal no próximo ano, o senador Zequinha Marinho (Podemos) continua mantendo a pretensão de concorrer ao Senado Federal. Duas vagas estarão em disputa, todavia, a concorrência será pesada.
Acará – 150 anos
O município de Acará, sob o comando do prefeito reeleito Pedrinho da Balsa (MDB), celebra seus 150 anos no próximo dia 19, com uma extensa programação esportiva e cultural que se estende até o dia 21 de abril. A programação é organizada pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo, com o apoio do Governo do Pará, do deputado estadual Chamonzinho, da deputada federal Dilvanda Faro e do senador Beto Faro.
Açaí
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei nº 169/2025, que estabelece normas para o congelamento e armazenamento do açaí por batedores artesanais no estado. A proposição, de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT) e coautoria do deputado Erick Monteiro (PSDB), busca assegurar a qualidade do produto, garantir a comercialização durante a entressafra e incluir os pequenos produtores nas cadeias formais de venda.



