Rapidinhas do Branco – CXLI

DOBRADINHA I

Após longos dias de articulação, está confirmada a dobradinha entre Ivanaldo Braz (PDT) e Eugênio Gadelha (UB), com o apoio de uma das prefeitas mais bem avaliadas do Brasil, Josemira Gadelha (MDB). Braz agora terá que correr contra o tempo para construir diversas alianças, já que disputar uma vaga para deputado federal é uma história completamente diferente da disputa por uma cadeira na Alepa.

DOBRADINHA II

Também está confirmada a dobradinha entre Júnior do Macre e o deputado federal Keniston Braga. O empresário será o candidato de Darci Lermen a deputado estadual para 2026. No plano federal, o ex-prefeito deverá apoiar o projeto de reeleição de Keniston Braga para deputado federal, além de Celso Sabino para o Senado Federal. Já para governador, Lermen ainda não se posicionou publicamente.

NO AUTOMÁTICO

Desde o segundo mês da gestão Ramos que este colunista afirma que não há articulação política. Falta, claramente, quem faça esse papel. Com a disputa eleitoral se aproximando, há muitas “cuias” de fora que irão cobrar o “pirão”, além dos caseiros. Sem habilidade política, o prefeito Aurélio deverá “terceirizar” o processo decisório que, por consequência deverá gerar conflitos e até rompimentos.

SEGUNDA CADEIRA

No ano que vem, a disputa pelas duas vagas ao Senado Federal promete fortes emoções. A primeira cadeira já tem dono: Helder Barbalho. O segundo assento está sendo disputado por Celso Sabino (UB), Chicão (MDB) e um nome da Direita, com vantagem, até o momento, para o deputado federal Éder Mauro (PL).

OUTRO LADO DA HISTÓRIA…

Tem vereador que achou que iria mandar e desmandar na Prefeitura de Parauapebas. Todavia, a forma como buscou isso, via assessores mais próximos, o fez cair na avaliação do mandatário municipal e dentro da própria gestão. As “portas” estão fechadas. Se quiser romper e ir para a oposição, fique à vontade. Esse é o recado do gabinete do Executivo.

DESAFIO 

Apesar de contar com o apoio da ampla maioria da classe política, o deputado estadual Chicão, atual presidente da Alepa, não terá “vida fácil” para se eleger senador. Pesquisas apontam que o mesmo continua com baixo nível de intenção de voto, todavia, com baixa rejeição e desconhecido. A questão é montar uma boa estratégia política para que o emedebista em questão seja mais conhecido no território paraense.

EM ESPERA 

O descumprimento de Celso Sabino em deixar o governo Lula, até o momento, lhe fez perder o comando do União Brasil no Pará. Todavia, o referido continua filiado ao partido e, pelo visto, sem previsão de ser desfiliado por parte da Executiva Nacional. Pelo visto, o partido resolveu esperar tendo como base o potencial político de Sabino. A conferir.

APAGADO

A estratégia de transformar o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB) em um “novo” João Campos (prefeito de Recife) nas redes sociais, pelo visto, não vem dando certo. Falta ao primo do governador Helder Barbalho carisma e algo que vem sendo notado: falta de comando.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Lúcio Vale deixa a vice-governadoria

Importante notícia movimentou hoje o tabuleiro político paraense. O atual vice-governador do Estado do Pará, Lúcio Vale (PL), passa por sabatina dos deputados estaduais na

Mineração: Vale tem lucro de US$ 6,2 bilhões no segundo trimestre de 2022

A mineradora Vale registrou um lucro de US$ 6,2 bilhões no segundo trimestre de 2022 (2T22), informou a mineradora ao mercado nesta quinta-feira (28). O

Lula assume presidência do Mercosul

O Mercado Comum do Sul, o Mercosul, criado pelo Tratado de Assunção, em 1991, reuniu quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nasceu sendo uma

Rapidinhas do Branco – LXXXVII

Control C + Control V O que se diz é que o plano de governo apresentado pelo candidato a prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante)

Novo regimento interno da CMP é apresentado aos vereadores

Os rituais das sessões solenes, ordinárias e extraordinárias; tipos de projetos, tramitação das proposições dentro do Legislativo, formação e funcionamento das comissões, dentre outras normas

A esquizofrênica base governista estadual em Carajás

Na semana passada acompanhei o pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa (Alepa) do deputado Gesmar Costa (PSD). O referido parlamentar teceu duras críticas ao governo