Sem dinheiro
A crise financeira em Parauapebas começa a ter desdobramentos preocupantes. A competência de Glauton Sousa, atual secretário municipal de Finanças, é colocado à prova. Além de controlar gastos, o mesmo tem a difícil missão de fazer o prefeito Aurélio Goiano entender a atual situação da capital do minério.
Quebra Galho
Joelma Leite, atual chefe de Gabinete da Prefeitura de Parauapebas, agora acumula outro cargo: responde de forma interina pela Secretaria de Juventude, que ficou duas semanas à deriva, virando espaço de recreação.
Nada
Cancelar festividades comemorativas de aniversário da cidade em situação de crise financeira, chega a ser louvável e responsável. Todavia, a escassez atual não foi levada em consideração quando se gastou milhões de recursos públicos na Semana da Mulher, no mês passado.
MST
Pelo visto, chegamos ao fim de abril, e o MST de vermelho virou laranja, tamanho o nível de pacificação do movimento. O que se fala que tal postura é reflexo do alinhamento do vereador que os representa com o governo municipal.
Entre muros
Estamos chegando no mês de maio e, até o momento, nenhuma ação para além de seus muros foi feita pela Câmara Municipal de Parauapebas. Com a palavra o presidente Anderson Moratório.
Insatisfação
Informações de fontes ligadas ao colunista apontam que há um elevado nível de insatisfação geral com a atuação do atual líder de governo de Aurélio Goiano. O que se fala é que sempre prevalece o “primeiro eu”. Nesse desgaste todo, tem vereador de olho na vaga.
Contrato
O ex-prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, o guru político do prefeito Aurélio Goiano, se tornou uma figura muito presente em Parauapebas. Mas para quem achou que sua influência ficaria restrita à prefeitura da Capital do Minério, se enganou. Que o diga o contrato de contabilidade com a Câmara Municipal, que vale quase meio milhão de reais, que segundo fontes é indicação do citado ex-prefeito.
Presidência
Nem chegamos à metade do ano e as tratativas entre os vereadores para o próximo presidente (biênio 2027 e 2028) andam de vento em popa. Há um consenso entre a maioria de se unir e eleger do grupo o próximo gestor da Casa de Leis, em nome da sobrevivência política dos mesmos. O atual cenário parece ter servido de lição aos nobres edis.
Ressaca
Alguns parlamentares emedebistas andam preocupados com a ascensão do recém filiado, o vice-prefeito de Belém e secretário estadual de Esporte e lazer, Cássio Andrade, no partido. A citada legenda fez na última eleição uma bancada com nove cadeiras. Dificilmente se aumentará esse quantitativo, quem sabe poderá até diminuir. Além de Andrade, outros nomes deverão entrar na disputa. Os atuais ocupantes desses assentos estão fazendo conta e correndo atrás de lideranças.
Lavou as mãos
O projeto “Bora Belém”, que atende milhares de pessoas em vulnerabilidade social na capital paraense, para que continuasse a existir, bastaria que o prefeito Igor Normando (MDB) vetasse a decisão da Câmara de Vereadores, que encerrou o projeto. Todavia, o prazo de manifestação do alcaide se encerrou e o projeto voltou ao parlamento, que sob a presidência em exercício do bolsonarista Zezinho Lima (PL), o quarto secretário, canetou.
Pinóquio
Vale lembrar que na campanha, Igor Normando prometeu não só manter o “Bora Belém” como também aumentá-lo. Na cadeira de prefeito, a promessa foi descumprida da pior forma: por omissão.
Nova sede
O Governo do Pará entrega, às 9h30 desta segunda-feira (28), a reconstrução e modernização da sede da Câmara Municipal de Belém, garantindo o retorno das sessões ao local. A nova infraestrutura proporcionará mais comodidade e segurança aos vereadores e demais servidores do Legislativo Municipal. Sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o investimento de R$ 28.472.051,88, em recursos do Tesouro Estadual.
Vitrine quebrada
Daniel Santos, atual prefeito de Ananindeua, que pretende concorrer ao governo do Pará no próximo ano, usa como exemplo à sua gestão como vitrine para o eleitorado paraense, todavia, o segundo maior colégio eleitoral paraense apresenta tantos problemas, que deixou de ser referência positiva, e isso deverá afetar diretamente as pretensões do mesmo.
Federação
Nos próximos dias deve ser oficializada a federação entre PP e União Brasil. No Pará, o Progressistas é comandado pelos irmãos Ogawa. Já o UB é controlado pelo ministro Celso Sabino, que deverá assumir o comando da federação, fato que deverá fortalecê-lo mais ainda para 2026.
Emendas
De forma exclusiva, na semana passada o Blog do Branco levantou os repasses das emendas dos parlamentares que compõe a bancada federal do Pará. A matéria possibilitou diversos cortes em outras produções que deram o que falar. Por exemplo, alertou a população de diversos municípios que evitem votar em candidatos que só vem pedir votos, mas não repassam nada em emendas a essas municipalidades.
Senado I
Pelo visto, caso o governador Helder Barbalho não se viabilize como candidato a vice-presidente na chapa de reeleição de Lula, o MDB deve fechar questão em relação as duas vagas ao Senado Federal, que lançaria o próprio governador e o atual presidente da Alepa, Chicão.
Senado II
O PL decidiu que lançará candidato ao Senado Federal. A questão é saber quem: o que se fala é que nenhum dos três deputados federais (Joaquim Passarinho, Éder Mauro e Caveira) arriscaria suas reeleições por uma disputa incerta. O nome então seria a do deputado estadual Rogério Barra, filho de Éder Mauro. A conferir.
Festa
O deputado estadual Aveilton Souza (PSD) foi o penúltimo em votos dos 41 eleitos. O mesmo obteve 23.230 votos, se elegendo à época pelo PL. Sabe-se que o seu mandato na Alepa é apagado. Para tentar ficar nos holofotes, o mesmo promoveu o seu aniversário neste último final de semana em Marabá. A maioria dos comentários perguntavam que era o aniversariante, demostrando desconhecimento do parlamentar.
Marajó I
A Câmara Municipal de Portel, sob a presidência do jovem e aguerrido vereador Charles Gonçalves, do PSD, realizou neste fim de semana as 3 primeiras sessões itinerantes da atual legislatura. Problemas fundiários, segurança, saúde e educação são os principais temas abordados nestas sessões que acontecem na zona rural dos 4 grandes rios do município.
Marajó II
Por falar em Portel, o município realizou no último fim de semana o maior evento de esportes aquáticos da região: o Amazônia AQUAFEST. Em sua sexta edição, o evento contou com a presença de atletas e amantes dos esportes aquáticos de todo o país.



