Rapidinhas do Branco – CXXVIII

Calado é um Poeta

Em Parauapebas, não se fala em outra coisa: Aurélio Goiano estava quieto demais em casa, por isso, resolveu sair e arrumar um problema; ao ofender as religiões de matriz africana, esqueceu-se de seu papel de governar “para todos” e a conta deve chegar e ser pesada. O Ministério Público já enviou o caso à Polícia Civil para abertura de investigações. Tudo vai depender, claro, do barulho que o caso fizer. Mas a julgar pelo andar da carruagem, isso não vai acabar em pizza, não. Já saiu no Liberal estadual, no G1 e no próximo domingo, o caso será vinculado no Fantástico.

Menos Pescaria

O Governo Goiano caminha para meio ano de governo, todavia, se tornou uma gestão difusa, sem um norte. Deixou de ter o perfil “feudal” da gestão passada, porém a centralização no “Rei” e a falta de autonomia de seus auxiliares vem causando baixas no primeiro escalão. Tudo é centralizado no “pescador” que, não para de… Pescar. E a gestão?

Reprovado no Teste

Na campanha o então candidato Aurélio Goiano ao pedir voto, usava um bordão: “faz um teste comigo”, ou seja, que o eleitorado lhe desse uma oportunidade. Falácias como água em todas as torneiras em seis meses e nenhum buraco em 90 dias, promessas, obviamente, não cumpridas, atualmente puxam para baixo a popularidade de Goiano, que vem caindo. Jogar pedra é fácil…

Preocupado com Darci 

O prefeito Aurélio Goiano não resistiu e voltou a montar palanque em cima do ex-prefeito Darci Lermen. Em uma enquete nas redes sociais, perguntou: “Está com saudades da destruição?” O resultado? 56% disseram que sim, 44% não. Pouco depois, a publicação foi apagada, Lorim estava indo bem, e convenhamos: foi um tiro no pé, já que o objetivo era desgastar o ex-prefeito. O estagiário ainda mostrou umas curtidas fake, alegando que seriam do grupo do Darci. Mas quem conhece sabe: Goiano não gosta de sair por baixo… vai que, né? No fim, tudo isso soa mais como provocação, num momento em que Parauapebas enfrenta problemas sérios. Falta mais pulso firme e menos palco digital. Se o prefeito prefere gastar energia com o “Lorim”, resta ao povo… Paciência.

Pesquisa 

A Doxa divulgou levantamento sobre as intenções de voto do eleitorado parauapebense para os parlamentos federal e estadual. Os números apresentaram obviedades, surpresas e a infeliz constatação: ajudar a eleger forasteiros. Em suma, a Doxa sacudiu o tabuleiro político da capital do minério.

Alepa

Tem vereador que vem nos bastidores se colocando como pré-candidato a deputado estadual. O mesmo cobra por parte do governo o apoio, que teria sido acordado para que o mesmo fosse o “escudo” da gestão no parlamento. Todavia, essa blindagem vem lhe custando caro politicamente, haja vista, a queda em sua popularidade, antes restrita ao seu grupo político.

Pressão 

Tem deputado estadual colocando pressão e avisando que não aceitará concorrência em 2026, ou seja, quer ser o candidato do prefeito Aurélio Goiano, que ora ou outra ensaia lançar a própria esposa candidata no próximo ano. Essa indefinição continua por conta dos acordos firmados na campanha e que agora estão sendo cobrados.

Queimadas 

Parauapebas já vive o inferno das queimadas, com a cidade tomada por fumaça. Enquanto isso, esperamos ações efetivas da SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que tem um secretário forasteiro que vive na “ponte aérea” Parauapebas-Brasília. O mesmo pouco se importa de qualquer cobrança, pois tem um “pistolão” que o segura no cargo. Ao prefeito cabe “engolir seco”.

Martelo Batido 

A ex-candidata a prefeita de Parauapebas, Graziela Ribeiro, presidente municipal do PSD, definiu o seu futuro: será candidata a deputada federal no próximo ano. A estratégia é simples: ajudar a reeleger Júnior Ferrari, presidente estadual do citado partido ao parlamento federal e, de quebra, se posicionar bem no tabuleiro político da capital do minério.

Tucuruí

Em Tucuruí, a Eleição Suplementar anda bem agitada. Pesquisas se dividem em relação a quem lidera a disputa. A campanha começou oficialmente no último dia 07. No próximo dia 27 terá início a propaganda eleitoral no rádio e na TV. Até o momento, não há favorita. A vitória será por margem bem apertada.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Vereador Rafael Ribeiro solicita a retomada do projeto “Cursinho Popular”

Na manhã desta terça-feira (02), foi realizada a 3ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura da Câmara de Parauapebas. Dentre os destaques está

“Enem Pará Itinerante” chega em Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), avança com os aulões do programa “Enem Pará Itinerante” em diversos municípios.

Retrocesso Gratuito

Uma das maiores polêmicas atualmente no Brasil gira em torno da questão do voto impresso, que substituiria o atual sistema, totalmente eletrônico. O retorno ao

Jatene usará novamente a tática “Boi de Piranha”?

Em 2018, Simão Jatene então governador do Pará, articulava para se candidato a senador da República, se desincompatibilizando do cargo assim como o seu então

Eleições 2024: eleitos em Parauapebas são diplomados pela Justiça Eleitoral

Os 17 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos em Parauapebas foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta segunda-feira (16), em cerimônia realizada na Câmara

Santarém: Governo do Pará entrega o maior e mais moderno terminal hidroviário do país

Situado às margens do rio Tapajós, o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém – Joaquim da Costa Pereira, no Baixo Amazonas, será entregue