Rapidinhas do Branco – LXIV

COMPARTILHE:

Ingratidão política
O que pensar de alguém que deve tudo que tem a uma pessoa? Seu patrimônio, seu alto padrão de vida, tudo isso foi conquistado com trabalho, mas com a permissão de alguém que permitiu esse crescimento. E hoje quem recebeu é ingrato com quem lhe concedeu tudo isso.

Em alta

O Republicano tende a ser um dos partidos que mais irão crescer no Pará após as eleições. Deverá ser a nova casa de Daniel Santos, prefeito de Ananindeua. Em Parauapebas, deverá receber o pré-candidato Dr. Felipe.

Embate interno

O PT do Pará vive um dilema: continuar ou desembarcar da gestão de Edmilson Rodrigues (PSOL). Tudo gira em torno da disputa entre o ex-senador Paulo Rocha e o atual Beto Faro. Rocha quer a manutenção da parceria, já Faro quer apoiar o nome indicado pelo governador Helder Barbalho ao Palácio Antônio Lemos. Quem vencerá?

Barreira de contenção

A reeleição de Daniel Santos em Ananindeua é inquestionável. Todavia, o governador Helder Barbalho quer dificultar ao máximo. Para isso, com o rompimento entre ambos sendo inevitável, o mandatário estadual lançará Miro Sanova à Prefeitura de Ananindeua, após o mesmo se filiar ao PT.

Estadualização de Belém

A péssima gestão que Edmilson Rodrigues (PSOL) promove na capital do Pará, se tornou um “prato cheio” político para o governador Helder Barbalho (MDB). Primeiro, para romper sem anúncio oficial com a gestão municipal. Segundo, para lançar um nome de sua preferência. A “estadualização” de Belém segue em passos largos. O Palácio Antônio Lemos se tornou o alvo preferencial do mandatário estadual.

Embate continua

Em Marabá, o imbróglio político-eleitoral continua em relação ao candidato de Tião Miranda. Tudo indica que a base rachou de vez, dividida entre Luciano Dias (que não consegue crescer nas pesquisas) e Tiãozinho Miranda, sobrinho do atual prefeito. O embate anda tão pesado internamente que o Tião Miranda poderá desistir de apoiar um nome interno para acenar a uma candidatura de fora. Essa possibilidade deixou o deputado estadual Toni Cunha (PL) – que já foi vice de Miranda – sorridente pelos corredores da Alepa.

Difícil trato

Pelo visto, o jornalista Aldenor Júnior desaprendeu o principal ao ter se tornado o chefe de gabinete do prefeito Edmilson Rodrigues: diálogo e atender bem as pessoas. Ou teria sido picado pela “Mosca Azul”? De certo mesmo, é que o citado criou uma barreira de contenção ao redor do mandatário municipal, o blindando de tudo. Aliado a essa “superproteção”, Aldenor não faz o que o cargo exige: política. Não recebe partidos, vereadores e nem articula demandas. Até quando?

Sem dormir direito

A possibilidade real do ex-prefeito de Piçarra e primeiro suplente do MDB na Câmara Federal, Wagner Machado concorrer à prefeitura de Eldorado dos Carajás, deixou a atual prefeita Iara Braga (PSD) em polvorosa. Primeiro, ela tentou se filiar ao MDB, o que não foi aceito. A ordem por lá é colocar o “bloco na rua”. A mandatária marcou ponto na zona rural do citado município. Dizem que há dias ela está sem dormir direito.

Supremacia Chamon 

Uma das eleições mais fáceis do Pará deverá ocorrer em Curionópolis. Lá a prefeita Mariana Chamon, esposa do deputado estadual Chamonzinho, ambos do MDB, é tão bem avaliada que sua reeleição ocorrerá sem sustos. Seu índice de aprovação bate os 80%. Nem oposição terá.

Caso a ser estudado

A situação política do ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, é um caso a ser estudado pela ciência política. Sua derrocada política é tamanha que o mesmo parece nunca ter exercido nenhum cargo político. Dizem que o mesmo quase se tornou um cidadão comum pelas ruas da Terra Prometida.

Muito obrigado

No mês de janeiro de 2024, o Blog do Branco foi o veículo de número 50 entre todos os mais acessados do Pará e o sexto em Parauapebas, segundo o Ranking Similarweb, divulgado mensalmente pelo site Ver o Fato. O resultado é de se comemorar, pois este site se restringe a tratar apenas do seguimento político, o que, obviamente, restringe mais a quantidade de acessos e engajamento.

O blog no Twitter!