Euforia
A segunda pesquisa registrada da Doxa em Ananindeua, causou euforia aos apoiadores do prefeito Daniel Santos (PSB) em relação ao alto nível de intenção de voto do mesmo. Todavia, ao se comparar o primeiro levantamento, fica claro que há tendência de queda, mesmo pequena. Outros pré-candidatos, como Antônio Doido (MDB) e Miro Sanova (PT) ainda não colocaram seus blocos nas ruas.
Interlocutor
O ministro das Cidades, Jáder Filho, foi considerado o segundo melhor interlocutor do governo, segundo os congressistas que responderam a pesquisa da Genial/Quaest, que tratou da articulação política do governo, tema que vem rendendo diversos embates em Brasília. O citado ministro paraense só perdeu para Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais que, por ofício, é quem articula em nome do governo.
Disputa acirrada I
A disputa político-eleitoral no município de Salinópolis, Nordeste do Pará, promete fortes emoções. O atual prefeito Kaká Sena (PP) lidera contra o ex-prefeito Paulo Henrique (MDB), que governou a cidade por dois mandatos. Sena concentra 36% das intenções de voto, contra 29% do pré-candidato do MDB. Esse cenário foi divulgado pela Doxa em sua primeira pesquisa registrada no referido município.
Disputa acirrada II
Além de Salinópolis, outro município que deverá uma disputa acirrada nas urnas é Altamira, a municipalidade mais extensa do território brasileiro. Por lá, o ex-vereador e presidente da Câmara, Dr. Loredan (PSD), sai na frente com 24,8% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-prefeito, Domingos Juvenil (MDB), que aparece com 19,4%. O atual prefeito, Claudomiro (PP), vem com 10,2%. Cenário exposto pela Doxa.
Disputa acirrada III
Em Breves, o município mais populoso do arquipélago marajoara, a Doxa publicou o seu primeiro levantamento registrado. A pesquisa mostra um cenário em que o atual deputado estadual, Luth Rebelo (PP), aparece em primeiro lugar nessa corrida eleitoral, somando 47,4% das intenções de voto. O segundo colocado, Xarão Leão (MDB), vem em segundo lugar com 37,7%. Neste caso, o parlamentar não conta com o apoio do governador Helder Barbalho, que defende a manutenção no poder de seu correligionário.
Disputa acirrada IV
Em Redenção, município localizado na região Sudeste Paraense, outro cenário indefinido, segundo a DOXA, que registrou a sua primeira pesquisa oficial no TRE. O levantamento apontou uma tendência de polarização entre o vereador Gabriel Salomão e Dr. Renner. Gabriel Salomão, que aparece em primeiro lugar com 20,1%; Dr. Renner vem com 16,1%. A diferença entre os dois é de 4 pontos, equivalendo a um empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa.
Reeleito
Diferente das “praças” apresentadas nesta coluna, em Barcarena, o atual prefeito Renato Ogawa, do PP, será reeleito tranquilamente. É o que aponta a primeira pesquisa Doxa no referido município. Ogawa aparece com 59,3% das intenções de voto. O segundo colocado, Odemir Pantoja, soma 4,3%.
Relacionamento
A relação da mineradora Vale com o Governo Federal e com as gestões estaduais não vive o melhor momento. Por conta isso, a empresa está estudando a criação da vice-presidência para assuntos governamentais. O relacionamento institucional tornou-se uma das principais críticas à gestão de Bartolomeo.
Pesquisa
Foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levantamento do Instituto Skala (PA-02217/2024) sobre à disputa eleitoral para prefeito em Parauapebas. Os números devem ser divulgados hoje (29). Foram aplicados 719 formulários.
Desembarque
Sem data definida por conta da reorganização de agenda, o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, irão desembarcar no Pará nas próximas semanas. Por questões de saúde do ex-mandatário, a estada de ambos nas cidades de belém, Marabá e Parauapebas, foi cancelada. O itinerário para o retorno foi mantido.
Elogiado
Exercendo, de fato, o ofício do cargo, o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luiziel Guedes, vem sendo muito elogiado pela forma como vem conduzindo as relações institucionais com os deputados (as) na Alepa. O mesmo, inclusive, despacha nas dependências da sede do Poder Legislativo, em dia de sessão. De uma educação ímpar e sempre buscando resolver as demandas que lhe chegam, Guedes vem sendo elogiado pelos quatro cantos.
Vaquinha
Desde o último dia 15, está liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a arrecadação de recursos para as campanhas eleitorais por meio do financiamento coletivo, a chamada “vaquinha virtual”. Vale o registro que há regras, dentre elas a que as doações devem ser feitas a empresas previamente contratadas por pré-candidatos ou partidos e com cadastro aprovado pelo TSE. A lista com as empresas habilitadas a receber doações.
Recado
O prefeito de Marabá, Tião Miranda (PSD) por ocasião de evento dentro da pré-candidatura de seu escolhido, ex-secretário de Obras, Fábio Moreira, o mandatário afirmou que se conseguir eleger o seu ungido, poderá lançar o seu nome para o governo do Estado, em 2026.