Rapidinhas do Branco – LXXXVIII

COMPARTILHE:

Vice

Além do sucesso da convenção do União Brasil, que validou a candidatura de Rafael Ribeiro a prefeito de Parauapebas, a repercussão positiva da vice, Adriana Roza, defensora da causa autista, especialista em TEA, além de ser fundadora do Via Autismo. Irá agregar votos, além de criar uma imagem futura de um governo inclusivo. A escolha causou frisson na oposição.

Quatro candidaturas

Em 2020, Parauapebas teve nove candidaturas registradas para prefeito e vice-prefeito; em 2024, quatro pedidos de registros foram solicitadas à Justiça Eleitoral: Rafael Ribeiro (UB); Aurélio Goiano (Avante); Felipe Augusto (PL); e Graziele Ribeiro (PSD).

Fora

Ontem, 08, o vereador Luiz Castilho, informou que não disputará a reeleição. Castilho está em seu segundo mandato. Na atual gestão municipal o citado esteve à frente da Secretaria de Obras, um grande erro político, segundo diversos observadores políticos.

Rejeição I 

No debate de ontem, 08, promovido pela Rede Bandeirantes em relação à disputa pela Prefeitura de São Paulo, o candidato Pablo Marçal (PRTB) ao atacar Guilherme Boulos citou a gestão do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, como uma das piores do Brasil, alertando sobre a gestão do Psol.

Rejeição II

O fato acima deixou em polvorosa a equipe de campanha do prefeito Edmilson Rodrigues, justamente em um momento de alinhamento visando uma retomada nas pesquisas, com objetivo claro de estimular o presidente Lula (PT) a engajar na campanha, o que não aconteceu até o momento.

Plataforma

Serpro e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) assinaram um contrato de cerca de 83,8 milhões que promete promover uma transformação na gestão da água no país. Com previsão de duração de três anos, o acordo vai contribuir para a criação da Plataforma Nacional de Regularização de Uso. A ideia é proporcionar a cooperação entre União e estados na gestão integrada da água, regulação dos serviços de saneamento e implementação da política de segurança de barragens.

Alepa

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), sob o comando do deputado Chicão (MDB), retomou as atividades no Plenário Newton Miranda na manhã da última terça-feira (6), após o recesso legislativo. O fim da pausa regimental das sessões e reuniões das comissões dá início ao segundo semestre no Parlamento, que foi marcado pela apreciação e aprovação de três Projetos de Lei.

Solidariedade

Como dito em outra edição desta coluna, o partido Solidariedade se tornou o centro do tabuleiro político-eleitoral paraense. O centro de uma disputa que envolve interesses de grupos de olho em 2026. Ananindeua é o caso mais emblemático, seguido por Tucuruí.

Palácio do Planalto 

O candidato a prefeito de Marabá, Dirceu Ten Caten (PT), ainda nutre a esperança de que o presidente Lula desembarque no citado município. Algo que o Palácio do Planalto ainda avalia. É aquela historia, se for em um, terá que ir em outros, o que pode inviabilizar a vinda.

Diminuido 

O que se fala em Canaã dos Carajás é que a campanha de Jeová Andrade (PL) para prefeito tem tamanho para vereador, por conta da baixa adesão de apoio. A convenção foi um exemplo disso. Chegou a constranger os presentes.

Conferência 360°

A cidade de Belém (PA) receberá, em 13 de agosto, a primeira edição da Conferência Ethos 360° de 2024. O evento, que será realizado no Complexo da Estação das Docas, promoverá um dia de debates sobre temas como a preparação para a COP-30 e o enfrentamento à emergência climática, com o objetivo de buscar caminhos para desenvolver a economia circular e a bioeconomia na região, além de discutir os desafios para a promoção do desenvolvimento territorial sustentável, prezando pela proteção às suas comunidades.

O blog no X