Rapidinhas do Branco. XII

Galeria dos mandatários 

Foi inaugurada na última quinta-feira, 12, a Galeria dos Prefeitos, localizada no Hall da Prefeitura de Parauapebas. A capital do minério em seus 34 anos de emancipação político-administrativa teve apenas cinco prefeitos: Faisal Salme, Bel Mesquita, Valmir Mariano e Darci Lermen. O espaço fica aberto para visitação do público das 8h às 14h, de segunda a sexta.

Aniversário em Parauapebas

No próximo dia 18, o governador Helder Barbalho (MDB) comemorará 43 anos, e decidiu passar a data em Parauapebas. Aproveitará para estada para inaugurar a unidade da Usina da Paz (UsiPaz) na cidade, localizada no bairro Tropical. Esses espaços possuem estrutura para diversos serviços e estão sendo construídos pelo Governo do Pará em parceria com as mineradoras Vale e Hydro.

Vale põe à venda

Empresários do setor de mineração receberam uma proposta de negócio da mineradora Vale. Em termos sigilosos, a oferta comercial detalhava a venda de seus direitos minerários para explorar oito áreas gigantescas de manganês na região de Marabá. Motivo: garimpo ilegal. A mineradora prefere abdicar do seu direito de exploração do que entrar em uma verdadeira guerra pela área, dominada pela ilegalidade.

Feira de volta

Depois de dois anos sem ser realizada, a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) está oficialmente confirmada para este ano. Diferente de anos anteriores, a de 2022 será mais curta, sendo realizada em apenas cinco noites, no período de 20 a 24 de julho. Artistas de peso que sempre se fizeram presentes em anos anteriores, neste ano a lista ficou escassa. A dupla Jorge e Mateus será a maior atração do evento.

Madeira embargada 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), divulgou no último dia 12, o balanço da 22ª Operação “Amazônia Viva”, que conta com apoios do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar e Científica, com objetivo de fiscalizar e reprimir crimes contra o meio ambiente. O total de terra embargada por degradação ambiental somou quase 9 mil hectares. Segundo a Semas, mais de 286 mil hectares de propriedades já foram embargadas desde o início da operação, em junho de 2020.

“K” em Belém

O ex-secretário Especial de Governo de Parauapebas e pré-candidato a deputado federal, Keniston Braga (MDB) foi recebido por um numeroso grupo político na capital paraense, liderado pelo vereador Emerson Sampaio (PP), e que foi organizado pelo ex-prefeito de Marabá, João Salame. Dezenas de lideranças de bairros estiveram no evento. Braga já conta com apoios de dezenas de prefeitos em diversas regiões, além de importantes lideranças.

Subiu o tom 

O pastor e senador da República, Zequinha Marinho (PL), andou subindo o tom das criticas em relação ao governador Helder Barbalho (MDB). Em um encontro político em Ananindeua, o pré-candidato ao governo do Pará baixou o nível e acusou o atual mandatário estadual de cometer inúmeras ilicitudes. Marinho por onde passa é chamado de traidor e oportunistas. O eleitor não esquece o que ele fez com o ex-governador Simão Jatene (PSDB) e com os Barbalho.

Caravana Vermelha em Carajás

Ontem, dirigentes partidários, políticos e apoiadores do Partido dos Trabalhadores estiveram ontem, 14, em Marabá e Parauapebas. O movimento é chamado de “Caravana da Esperança”, e tem como objetivo levar a pré-candidatura de Lula pelos quatro cantos do Pará. Em Parauapebas, o movimento foi liderado pelo vereador Israel Barros, o “Miquinha”.

De olho na vitrine

Helder Barbalho, do MDB, escolheu em sua campanha de 2018 ao governo do Pará, a segurança pública como a vitrine de sua gestão. Não há como negar que, de fato, a área melhorou nesses últimos três anos e meio em comparação com a gestão passada. Todavia, sabe-se que há muitas das vezes por ser instável, certa imprevisibilidade. Tanto que neste domingo, 15, o governador e a cúpula da Segurança estão em Altamira acompanhando as ações naquele município.

Pesquisa registrada 

Foi registrada no último dia 12 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mais uma pesquisa eleitoral sobre a eleição de 2022 no Pará. O levantamento foi feito e contratado pelo Instituto Skala, com amostragem de 365 entrevistados. O levantamento se restringiu ao governo do Pará. Segundo o documento, a divulgação dos números será na próxima quarta-feira, 18.

Sem tração

Ontem, 15, o governador Helder Barbalho (MDB) sancionou o Código Estadual de Proteção Animal a partir do Projeto de Lei que passa a proibir a tração animal nas zonas urbanas do Estado do Pará. O PL é de autoria do deputado estadual Miro Sanova (PDT). 

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Úrsula e o MDB?

O blog apresenta a análise feita pelo amigo jornalista e escritor Anderson Araújo sobre o aceite de Úrsula Vidal para assumir a Secretaria de Cultura

Vale tem lucro líquido de US$ 2,7 bilhões no segundo trimestre, alta de 210%

A Vale lucrou US$ 2,76 bilhões de forma líquida (atribuível aos acionistas) no segundo trimestre de 2024, número além do consenso da Refinitiv, que projetava

CMP reinicia os trabalhos sob expectativa de melhora econômica de Parauapebas

A sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) foi marcada por discursos de esperanças de que a situação do

Zenaldo Coutinho se reelege em Belém. Uma vitória de Pirro.

Conforme prometido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), apuração em Belém foi recorde. Em pouco mais de uma hora após o início da contagem, o resultado

Um ano da tragédia em Mariana. Qual lição ficou para Carajás?

Na semana passada, completou-se um ano da maior tragédia ambiental da história do Brasil. O município de Mariana foi quase varrido do mapa. Localizado a

Governo divulga nova data da prova para o cargo de praça da Polícia Militar do Pará

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) publicará nesta quinta-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE), o novo cronograma para a execução