Rapidinhas do Branco. XII

COMPARTILHE:

Galeria dos mandatários 

Foi inaugurada na última quinta-feira, 12, a Galeria dos Prefeitos, localizada no Hall da Prefeitura de Parauapebas. A capital do minério em seus 34 anos de emancipação político-administrativa teve apenas cinco prefeitos: Faisal Salme, Bel Mesquita, Valmir Mariano e Darci Lermen. O espaço fica aberto para visitação do público das 8h às 14h, de segunda a sexta.

Aniversário em Parauapebas

No próximo dia 18, o governador Helder Barbalho (MDB) comemorará 43 anos, e decidiu passar a data em Parauapebas. Aproveitará para estada para inaugurar a unidade da Usina da Paz (UsiPaz) na cidade, localizada no bairro Tropical. Esses espaços possuem estrutura para diversos serviços e estão sendo construídos pelo Governo do Pará em parceria com as mineradoras Vale e Hydro.

Vale põe à venda

Empresários do setor de mineração receberam uma proposta de negócio da mineradora Vale. Em termos sigilosos, a oferta comercial detalhava a venda de seus direitos minerários para explorar oito áreas gigantescas de manganês na região de Marabá. Motivo: garimpo ilegal. A mineradora prefere abdicar do seu direito de exploração do que entrar em uma verdadeira guerra pela área, dominada pela ilegalidade.

Feira de volta

Depois de dois anos sem ser realizada, a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) está oficialmente confirmada para este ano. Diferente de anos anteriores, a de 2022 será mais curta, sendo realizada em apenas cinco noites, no período de 20 a 24 de julho. Artistas de peso que sempre se fizeram presentes em anos anteriores, neste ano a lista ficou escassa. A dupla Jorge e Mateus será a maior atração do evento.

Madeira embargada 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), divulgou no último dia 12, o balanço da 22ª Operação “Amazônia Viva”, que conta com apoios do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar e Científica, com objetivo de fiscalizar e reprimir crimes contra o meio ambiente. O total de terra embargada por degradação ambiental somou quase 9 mil hectares. Segundo a Semas, mais de 286 mil hectares de propriedades já foram embargadas desde o início da operação, em junho de 2020.

“K” em Belém

O ex-secretário Especial de Governo de Parauapebas e pré-candidato a deputado federal, Keniston Braga (MDB) foi recebido por um numeroso grupo político na capital paraense, liderado pelo vereador Emerson Sampaio (PP), e que foi organizado pelo ex-prefeito de Marabá, João Salame. Dezenas de lideranças de bairros estiveram no evento. Braga já conta com apoios de dezenas de prefeitos em diversas regiões, além de importantes lideranças.

Subiu o tom 

O pastor e senador da República, Zequinha Marinho (PL), andou subindo o tom das criticas em relação ao governador Helder Barbalho (MDB). Em um encontro político em Ananindeua, o pré-candidato ao governo do Pará baixou o nível e acusou o atual mandatário estadual de cometer inúmeras ilicitudes. Marinho por onde passa é chamado de traidor e oportunistas. O eleitor não esquece o que ele fez com o ex-governador Simão Jatene (PSDB) e com os Barbalho.

Caravana Vermelha em Carajás

Ontem, dirigentes partidários, políticos e apoiadores do Partido dos Trabalhadores estiveram ontem, 14, em Marabá e Parauapebas. O movimento é chamado de “Caravana da Esperança”, e tem como objetivo levar a pré-candidatura de Lula pelos quatro cantos do Pará. Em Parauapebas, o movimento foi liderado pelo vereador Israel Barros, o “Miquinha”.

De olho na vitrine

Helder Barbalho, do MDB, escolheu em sua campanha de 2018 ao governo do Pará, a segurança pública como a vitrine de sua gestão. Não há como negar que, de fato, a área melhorou nesses últimos três anos e meio em comparação com a gestão passada. Todavia, sabe-se que há muitas das vezes por ser instável, certa imprevisibilidade. Tanto que neste domingo, 15, o governador e a cúpula da Segurança estão em Altamira acompanhando as ações naquele município.

Pesquisa registrada 

Foi registrada no último dia 12 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mais uma pesquisa eleitoral sobre a eleição de 2022 no Pará. O levantamento foi feito e contratado pelo Instituto Skala, com amostragem de 365 entrevistados. O levantamento se restringiu ao governo do Pará. Segundo o documento, a divulgação dos números será na próxima quarta-feira, 18.

Sem tração

Ontem, 15, o governador Helder Barbalho (MDB) sancionou o Código Estadual de Proteção Animal a partir do Projeto de Lei que passa a proibir a tração animal nas zonas urbanas do Estado do Pará. O PL é de autoria do deputado estadual Miro Sanova (PDT). 

O blog no X