Rapidinhas do Branco. XXIX

COMPARTILHE:

Presidente a todo vapor

O presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas, Rafael Ribeiro, do MDB, irá iniciar os trabalhos legislativos de 2023 na próxima quarta-feira, 15, em sessão solene. O evento vem sendo preparado com muito cuidado e dedicação pelos envolvidos para que os visitantes se sintam acolhidos e prestigiados.

Agenda em Belém

No início da semana o presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas, Rafael Ribeiro (MDB) esteve em agenda em Belém. Oportunidade em que visitou e estreitou laços institucionais com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Esteve também na sede do jornal O Liberal. Ribeiro visitou também ao juiz Líbio Moura, presidente da Associação dos Magistrados do Pará (AMEPA) para o triênio 2023/2026. O citado já esteve no comando do juízo de Parauapebas.

Imperador das Máquinas

João Vicente, mais conhecido como “Branco da White” está focado na disputa municipal de 2024. O que se diz é que o mesmo quer ser o “dono” do tabuleiro do processo eleitoral, e que trabalha em diversas frentes. Uma delas diz respeito ao aumento da representação partidária. O citado já conta com duas legendas (Pros e PSDB) e quer dobrar. Seria o primeiro passo para “controlar” a Câmara Municipal. Em outra frente, quer ser ou fazer o próximo prefeito.

Bastidores fervem

A semana que se encerra foi intensa no expediente legislativo na Casa de Leis estadual. Momento de definir as comissões temáticas, líderes de bancada, do governo. Todo mundo quer espaço. Os veteranos estão fazendo valer a sua experiência e influência nos bastidores.

Sem gabinete

Fontes ligadas ao colunista, afirmam que o expediente legislativo começou na Alepa, porém, dois deputados estão, digamos, sem teto. Não há gabinetes prontos para a dupla. Dormiram no ponto ou estão sem moral?

Comando do Orçamento

O deputado estadual reeleito mais votado da última eleição, o marabaense Chamonzinho, do MDB, comandará a poderosa Comissão de Fiscalização, Financeira e Orçamentaria (CFFO), que analisa e emite parecer sobre projetos relativos ao Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias, Orçamento Anual, créditos adicionais e sobre contas apresentadas, anualmente, pelo Governo do Estado e pelos Tribunais de Contas.

Consenso indiscutível 

O nome de Francisco Mello, o Chicão, sempre foi uma unanimidade em relação ao comando da Presidência da Assembleia Legislativa (Alepa). Tanto que na eleição “simbólica”, só para seguir o Regimento Interno, o mesmo obteve 40 votos de um total de 41.

Olhos no palácio Antônio Lemos 

Além de Thiago Araújo (Cidadania) e Igor Normando (Podemos), este deputado licenciado e atual secretário estadual de Cidadania, outro nome que em poucos dias na Alepa já mostra como irá atuar é Rogério Barra, filho do deputado federal Éder Mauro, ambos do PL, que pretende se lançar como candidato a prefeito de Belém nas próximas eleições. Com Everaldo Eguchi fora do “jogo”, o bolsonarismo irá precisar de um nome para disputar o Palácio Antônio Lemos.

Usina de votos I

Dentro da engenharia política que se forma para 2024, a disputa pela Prefeitura de Belém promete fortes emoções. Na mexida de peças do tabuleiro, o governador Helder Barbalho (MDB) criou a Secretaria da Cidadania e a entregou ao deputado estadual Igor Normando (Podemos), que se licenciou de seu mandato. O carro-chefe da pasta está o gerenciamento das Usinas da Paz, uma das principais vitrines do governo.

Usina de votos II

Nos primeiros dias no cargo, Igor Normando já vem disparando a sua metralhadora política em direção ao prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). As usinas serão suficientes para tornar viável a candidatura de Normando ao Antônio Lemos? A ver.

O blog no X