Rapidinhas do Branco. XXXII

COMPARTILHE:

Farinha pouca, meu pirão primeiro

Dois anos sem, digamos, um controle mais efetivo por parte do prefeito Darci Lermen (MDB), agora a Prefeitura de Parauapebas está com o “freio de mão puxado”. A escassez de recursos vem promovendo intensa disputa nos bastidores no primeiro escalão. Uma guerra por dotação está em curso. Orçamento limitado, que não atende as necessidades das pastas, vem gerando conflitos. Dizem que alguns ordenadores não há outra saída do que o contingenciamento forçado.

De volta ao batente

O prefeito Darci Lermen (MDB) retorna nesta semana ao cargo, depois de seu afastamento médico por conta de uma cirurgia emergencial. O mandatário municipal sabe que precisa reorganizar diversos setores de sua gestão. O desafio é: fazer muito com pouco, algo não muito comum por essas bandas. Enquanto isso, tem gente que está a base de Rivotril de tanta pressão que vem sofrendo. O caixa sempre cheio acostuma mal.

Reeleição garantida

O que se fala pelas ruas de Canaã dos Carajás é que a atual prefeita Josemira Gadelha (MDB) deverá se reeleger facilmente, podendo atingir 80% dos votos válidos na próxima eleição. Há um verdadeiro encantamento por ela na ampla maioria da sociedade. Para fortalecer ainda mais o seu nome, há uma parceria fechada com um poderoso deputado estadual do meio da comunicação.

Gabinete a todo vapor

O gabinete 707 do 7º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados, local que abriga atividade parlamentar do deputado Keniston Braga (MDB) vem registrando intenso movimento de políticos de todos os cantos do Pará, que o procuram em busca de ações e parcerias. Keniston vem dividindo o seu tempo entre os atendimentos no recinto e reuniões com ministros de Estado. O que se fala por lá é que a moral do “homem” está grande na capital federal. Uma fonte contou ao colunista que o deputado está feliz.

Sem cadeira

Não é segredo a ninguém que o deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT) pretende concorrer à Prefeitura de Parauapebas, em 2024. Todavia, há uma questão ainda pouco falada, porém de suma importância: caso Braz concorra e vença, a primeira suplência de seu partido na Assembleia Legislativa (Alepa) é da ex-deputada estadual Professora Nilse, que não se reelegeu e que tem base política na Região Metropolitana de Belém. Ou seja, Parauapebas poderá perder a sua única cadeira no parlamento estadual.

Disputa em Marabá

O que se fala é que o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT) a prefeito de Marabá fez um barulho enorme por lá. Paralelo a isso, o prefeito Tião Miranda (PSD) vive o seu pior momento. Não sabe ainda quem irá apoiar. Tem medo de expor o filho a derrota. Correndo pelas “beiradas” tem o deputado estadual Toni Cunha (PSC). O deputado Chamonzinho (MDB) é sempre uma possibilidade, mas não há certeza que o mesmo se lançaria. Pelo visto, da Câmara Municipal não deverá sair nenhum nome ao Executivo.

Ananindeua por Belém

Dizem que está sendo costurado um acordo para que a deputada federal, Alessandra Haber, do MDB, a mais votada na última eleição, seja candidata à Prefeitura de Belém, com apoio do governador Helder Barbalho. A questão – se isso for verdade – é saber se o atual mandatário estadual irá apoiar a empreitada que fortalece o atual prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, que deixa claro querer a cadeira de Helder.

Assunto da semana

Não há dúvida que o assunto político mais comentado na semana passada foi a indicação da primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho ao Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Apesar do desencontro de informações, a indicação partiu do deputado estadual Victor  Dias (UB). O fato que gerou muita polêmica e deu palco para a oposição, que na Casa tem forte presença do deputado Rogério Barra (PL). O martelo será batido na próxima sessão que será realizada na próxima terça-feira, 14. A oposição promete fazer barulho.

Oposição barulhenta

Assim como no primeiro mandato, o governador Helder Barbalho (MDB) manteve uma ampla base de apoio na Assembleia Legislativa (Alepa) no seu segundo mandato. Todavia, apesar de ser pequena, contando oficialmente com cinco parlamentares: Tony Cunha e Wescley Tomaz, ambos do PSC; Rogério Barra, Aveilton Souza e Coronel Neil, todos do PL; apenas dois (Cunha e Barra) vem fazendo barulho, ambos com claro interesse político-eleitoral em 2024. Os outros parecem ficar “em cima do muro”.

Entrega oficial confirmada

O Novo Mangueirão será entregue em 9 de abril, na última rodada do Parazão, mas antes da inauguração oficial, conforme acordado com a Federação Paraense de Futebol, serão realizados dois eventos-teste, nos dias 26 e 29 de março, caso seja confirmado o Re x Pa na semifinal da Copa Verde, campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Se as disputas não forem entre Remo e Paysandu, serão realizados em outra configuração.

Cadeira de Edmilson

Vem crescendo a lista dos nomes que poderão concorrer à Prefeitura de Belém, em 2024: além do próprio Edmilson Rodrigues (Psol), atualmente, há os seguintes possíveis candidatos: Adriano Coelho (PDT), Thiago Araújo (Cidadania), Igor Normando (Podemos), Alessandra Haber (MDB) e Rogério Barra (PL). No caso do MDB, fica a indagação: o governador Helder Barbalho permitirá uma possível vitória de Haber, sabendo das consequências políticas disso para 2026?

Bela iniciativa

Na semana passada o senador Jader Barbalho (MDB) apresentou um projeto de lei que permite a dedução do imposto de renda devido de pessoa jurídica para doações feitas a entidades civis sem fins lucrativos, que prestem serviços de proteção aos animais. Que bela iniciativa do referido parlamentar.

Fora da lista

O Pará não possui nenhum município na lista dos 10 que mais desmataram a Amazônia no mês de fevereiro de 2023. É o que afirma o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), de alertas de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A análise considera os anos de 2020, 2021, 2022 e 2023. Na lista dos que mais desmataram a Amazônia estão municípios dos Estados do Mato Grosso, Amazonas e Roraima.

O blog no X