Rebaixamento de Moro

COMPARTILHE:

O site Antagonista, que vem sistematicamente apresentando uma linha editorial muito favorável aos projetos políticos do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), atualmente pré-candidato à Presidência da República; na noite da última sexta-feira (11), através de um de seus interlocutores, que cogitou (em tom de pedido) que o ex-ministro reavalie a sua permanência na corrida eleitoral ao Palácio do Planalto.

Tendo como base maior protagonismo político conseguido pelo Congresso Nacional, que poderá, quem sabe, instituir o regime semipresidencialista, além, é claro, de controlar como nunca antes registrado o orçamento federal, o site defende que uma candidatura de Sérgio Moro ao parlamento federal, não seria um demérito, pelo contrário, poderia propiciar ao citado a possibilidade de, quem sabe, concorrer à Presidência da Câmara dos Deputados, reunindo em torno de si muito poder.

Não é de hoje que este que vos escreve vem defendendo a tese de que Moro não conseguirá manter a sua candidatura presidencial por muito mais tempo. Diversas pesquisas o colocam atualmente na faixa de 8 a 11 pontos (sem incluir margem de erro), na verdade, quando lançou a sua pré-candidatura à Presidência da República, oportunidade que se filiou ao Podemos, em novembro de 2021, Moro ostentava números melhores do que os atuais. Pelo visto, não há tendência de subida nas pesquisas, o que lhe tira qualquer possibilidade de ir ao segundo turno, caso ocorra.

Segundo o que está sendo noticiado na grande imprensa, o ex-juiz esperará até o fim de março para decidir sobre o seu futuro. Caso os seus números não o coloque em posição competitiva, tenderá a desistir da disputa presidencial. Espera-se que o caminho seja o Senado Federal ou até – como se está ventilando agora – a candidatura de deputado federal.

De todo modo, Sérgio Moro sabe que não pode ficar sem a segurança da imunidade parlamentar. Quem sonhava com a cadeira mais importante do país, poderá ter que se contentar – tendo como base a realidade – com, quem sabe, uma cadeira no parlamento federal. A ver.

O blog no X