Saudade do PSDB x PT

COMPARTILHE:

Antes que eu seja mal interpretado tendo como base o título deste artigo, o explico: o PSDB e o PT travaram juntos por duas décadas o controle da política nacional. Os tucanos governaram por dois mandatos (vencendo em primeiro turno as duas disputas) entre os anos de 1995 a 2002, quando os petistas venceram a disputa presidencial daquele ano. Venceram as três seguintes, ficando no poder até 2016, quando Dilma Rousseff sofreu impeachment.

Por que saudade do PSDB? Porque nos períodos citados se tinha um nível mais prepositivo de debates e de projetos. Claro que existiam baixarias, ataques repugnantes vindo, por exemplo, dos tucanos. Mas nada se compara ao que estamos acompanhando. Não há nada visto anteriormente que nivele com o que vem ocorrendo nesta eleição.

Vale o registro que, o PSDB ao pedir em 2014 recontagem de votos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), colocou em xeque o sistema eleitoral. O que precisa ser sempre lembrado e condenado. Ato promovido pelo então candidato Aécio Neves. Mas, mesmo assim, não se compara com o presente.

O Bolsonarismo que acomodou a extrema-direita e permitiu normalizou crimes como atentar contra a democracia, ao Estado de Direito, às instituições, nos fez chegar a esse nível deplorável de fragmentação institucional.

PT e PSDB discutiam o país. Cada um defendendo uma ideologia, um projeto, mas havia confronto de ideias e propostas. Hoje não. Do lado bolsonarista o processo eleitoral se resume a produzir informações falsas, demonizar o adversário, e manter um processo dialético restrito a uma pauta religiosa e de costumes. E a economia? A saúde? Educação? Tudo isso torna-se secundário, claramente de propósito. Tem método.

O PSDB mesmo com os seus erros, e em alguns casos baixarias, não era tão vil como o Bolsonarismo. Havia discussão sobre o país. Hoje não. E não há como estratégia. Outras pautas ocupam espaço de forma pensada. Atualmente, o Brasil se resume a essa baixaria que assistimos. Pior é que ela faz parte da estratégia de um lado.

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X