#TBT do Blog: PT em Parauapebas vai com Valmir

Em agosto de 2016, às vésperas da eleição municipal, que seria realizada no segundo dia do mês de outubro, um fato muito relevante acontecia em Parauapebas. O Partido dos Trabalhadores (PT) da capital do minério tornava público a sua decisão de apoiar o então prefeito Valmir Mariano (PSD), que disputava reeleição contra o ex-prefeito Darci Lermen, que havia se filiado recentemente ao PMDB, hoje MDB (Leia Aqui). Antes de declarar apoio a Mariano, a citada legenda estava em adiantada conversa com outro candidado daquele pleito: Marcelo Catalão, à época no DEM. O Blog do Branco te conta em detalhe esse capítulo importante na recente história política de Parauapebas, em mais um artigo da série “#TBT do Blog”.

Em mais um capítulo da disputa política-eleitoral em Parauapebas, ontem foi noticiado à adesão do Partido dos Trabalhadores a campanha de reeleição do prefeito Valmir Mariano. As conversas estavam bem adiantadas sobre o apoio da referida legenda ao candidato Marcelo Catalão (DEM), inclusive a parceria sendo noticiada como forma de fortalecer a candidatura do presidente licenciado do Sindicato de Produtores Rurais de Parauapebas (Sinproduz), porém os rumos mudaram.

Segundo o que foi noticiado pelo blog “Sol de Carajás”, a mudança foi debatida internamente e teve grande influência dos dois únicos vereadores do partido: Miquinha e Eusébio, que “costuraram” o acordo com a direção municipal petista, culminando no anúncio da adesão ao atual prefeito.

Recentemente o PT ensaiou o lançamento de candidatura própria ao Palácio do Morro dos Ventos, em que se especulava que o vereador Miquinha seria lançado para a disputa ao paço municipal. Tudo não passou do famoso “balão de ensaio”, muito recorrente em ano eleitoral, especialmente nos meses que antecedem a disputa. Os primeiros sinais da parceria apareceram quando o prefeito Valmir Mariano participou da prestação de contas anual promovida por Miquinha, na Palmares Sul, seu principal reduto eleitoral. Se o referido parlamentar estivesse, de fato, na oposição, não teria feito nenhum sentido o mandatário municipal se fazer presente. Ou teria?

Já escrevi este ano dois textos sobre a postura do PT, promovendo análise sobre o partido e produzindo críticas construtivas. Os vereadores Eusébio e Miquinha sempre negaram qualquer vinculo com a gestão Valmir Mariano. Mesmo quando estavam apoiando projetos ou votando favoravelmente ao governo, continuavam a negando qualquer proximidade. Segundo o blog citado aqui, ambos tiveram papel fundamental na mudança de rumo e no apoio ao projeto de reeleição do atual mandatário municipal.

Os dirigentes petistas da “capital do minério” romperam qualquer contato com o ex-prefeito Darci Lermen, e deixam isso público. Portanto, só restaria ao partido apoiar Valmir ou até mesmo Catalão. Apostaram em quem tem a máquina e quem ainda tem potencial crescimento no processo eleitoral.

Pelo visto, é perda de tempo cobrar do PT parauapebense qualquer linha ideológica ou programática de atuação. Já deixaram isso de lado em nome da sobrevivência política, mesmo que, para isso, tornem a legenda uma agremiação política de aluguel, disponível aos “melhores” acordos.

Imagem: Chocopebas

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Pais que NÃO educam

Onde estão os filhos que obedeciam aos pais, que respeitavam aos mais velhos? Que cumpriam suas obrigações, que alcançavam notas para passar de ano sem

Soraya Thronicke será a candidata do Podemos à Presidência do Senado

A presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), anunciou o lançamento da candidatura da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) à sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

Canaã: Um Projeto de Lei e oito indicações foram debatidos em Sessão Ordinária

Na noite desta terça-feira (25/02), o Plenário Sebastião Bruno Ferreira da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás sediou sua 4ª sessão ordinária, marcada por decisões

Editorial: Supremacia do Parlamentarismo Orçamentário

Desde 1985, com o processo democrático restabelecido com o início do governo Sarney, o sistema presidencialista está posto novamente. Faltava, portanto, estabelecer a relação que

Rapidinhas do Branco – LXXXV

Deu ruim A coordenação da pré-candidatura a prefeito de Aurélio Goiano (Avante) tinha organizado um grande encontro com os jovens. Se fez tanta propaganda, peças

Governabilidade frágil: partidos com ministérios somam 26 parlamentares oposicionistas

Na última quinta-feira (5), o Congresso em Foco publicou a nova versão da ferramenta Radar do Congresso, que fornece uma base de dados em tempo