Esse #TBT será diferente. Explico. Logo após chegar de uma viagem de férias ao Maranhão, na tarde do último domingo (30), fui ler no escritório algumas matérias atrasadas do jornalista Lúcio Flávio Pinto, quando me deparei com uma citação do inesquecível Juvêncio Arruda, que administrava o site “Quinta Emenda”, que fez muito sucesso entre os anos de 2005 e 2009 na cobertura política paraense, sobretudo, na gestão petista de Ana Júlia (2007-2010), que Arruda não chegou a cobrir integralmente, pois nos deixou acometido por um câncer descoberto em 2009.
O site “Quinta Emenda” ainda está disponível. Nunca saiu do ar. Visitá-lo é reviver momentos importantes da política do Pará entre os citados anos. Uma verdadeira aula da recente história política do Pará. Como dito, o governo de plantão no auge do referido site era o de Ana Júlia, exaustivamente tratado por Juvêncio.
Esse #TBT é uma homenagem ao trabalho de Arruda. À época, mais precisamente, entre os anos de 2008 e 2009, eu tinha um pequeno diário on line hospedado no site Terra (desativado quando migrei para a plataforma Blogspot) no período relatado. A quem começava como eu a escrever sobre política, Juvêncio tornou-se uma referência, daquelas que faz com que a gente trabalhe fortemente o tendo como exemplo de competência na escrita e na cobertura política.
Passei parte da tarde do último domingo (30) lendo diversos textos do Quinta Emenda. Foi como reviver inúmeros momentos de nossa política. Juvêncio não só informava fatos, os analisava. Esse era o seu diferencial. Tinha um poder de síntese e de antecipação das ocorrências do tabuleiro político que, por lógica, desaguava na questão eleitoral. Foi, sem dúvida, um dos melhores.
Gostava de ser chamado de blogueiro, termo que, à época, era bastante usado, mas a cada dia vai se perdendo. Nos deixou jovem, no auge de sua produção intelectual. Faz falta, muita falta.
Imagem: reprodução Internet.