Vale assina contrato com a GM para fornecimento de níquel

COMPARTILHE:

A Vale Canada, subsidiária da Vale, e a General Motors assinaram um acordo para o fornecimento de longo prazo de sulfato de níquel para baterias, a partir de uma planta proposta pela Vale em Bécancour, Quebec, Canadá. O acordo garante à GM um suprimento de sulfato de níquel de um parceiro de livre comércio dos EUA para atender às suas necessidades crescentes de produção de veículos elétricos na América do Norte.

Nos termos do acordo, a Vale fornecerá sulfato de níquel para baterias, equivalente a 25 mil toneladas por ano de níquel contido, para uso nos cátodos das baterias Ultium da GM, que alimentarão um amplo portfólio de veículos elétricos, incluindo o Chevrolet Silverado EV, Blazer EV e Equinox EV, o Cadillac LYRIQ, o GMC Sierra, e o GMC HUMMER EV Pickup e SUV. A quantidade de níquel contida é suficiente para produzir aproximadamente 350 mil veículos elétricos anualmente. As entregas estão previstas para começar no segundo semestre de 2026.

“Esta iniciativa destaca a posição estratégica da Vale para ser o fornecedor de escolha para a indústria de veículos elétricos, alavancando sua baixa pegada de carbono e posição de liderança de mercado como o maior produtor de níquel refinado da América do Norte”, informou a empresa.

O sulfato de níquel é o composto químico utilizado na produção de materiais ativos pré-catodo para baterias de íons de lítio à base de níquel.

“Este é um acordo importante para a divisão de metais básicos da Vale, que permite uma parceria chave com a GM nesta planta inédita no Canadá e na América do Norte”, disse a Vice-Presidente Executiva de Metais Básicos da Vale, Deshnee Naidoo.

“O projeto de sulfato de níquel proposto utilizará níquel de alta pureza e baixo teor de carbono de nossas refinarias canadenses e é uma extensão natural para nossos negócios, oferecendo vendas diversificadas com entrada rápida e ponto de ancoragem no mercado norte-americano de veículos elétricos. Esperamos continuar trabalhando com os governos do Canadá e Quebec neste projeto estratégico de minerais críticos”, ressaltou a executiva da Vale.

“Este novo acordo com a Vale reforça a liderança da GM na construção de uma cadeia de suprimentos de VE segura e sustentável na América do Norte e proporcionará à montadora um fornecimento significativo de sulfato de níquel de alta qualidade a partir de uma fonte de baixo teor de carbono”, disse Doug Parks, Vice-presidente executivo da GM de Desenvolvimento Global de Produtos, Compras e Cadeia de Suprimentos.

A Vale e a GM também concordaram em estudar formas colaborativas de parceria no desenvolvimento de tecnologia avançada e caminhos de comercialização para recuperar metais reciclados.

O Brasil ainda tem participação tímida na produção global do metal. Apesar de a Vale (VALE3) ser uma das grandes produtoras globais, parte significativa de sua produção está no Canadá, fruto da aquisição da Inco em 2006. A mineradora também é produtora de níquel na Indonésia e tem produção própria no Brasil. Em 2021, a Vale produziu 168 mil toneladas no mundo, 8,5% abaixo de 2020.

Com informações da Revista de Mineração (adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: InfoMoney. 

O blog no X