Vale recebe licença de operação para projeto de expansão do S11D

A Vale anunciou, na noite desta quinta-feira (11), que recebeu a licença de operação para as atividades relacionadas à mina do Projeto Serra Sul +20 Mtpa, localizado no município de Canaã dos Carajás (PA), que representa um importante reforço à capacidade produtiva da companhia.

Segundo a mineradora, a licença de operação, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), marca um avanço relevante na execução do projeto, conforme o cronograma previsto, com início do comissionamento programado para o segundo semestre de 2026.

O projeto prevê a expansão da capacidade anual da mina-planta S11D, no Sistema Norte, em 20 milhões de toneladas, por meio de iniciativas como a abertura de novas áreas de lavra, a instalação de um novo britador semimóvel, a duplicação da correia transportadora de longa distância existente e a implantação de novas linhas de processamento na planta.

Com investimentos totais estimados em US$ 2,8 bilhões, o projeto já alcançou 57% de avanço financeiro e 77% de progresso físico​1.

Ainda de acordo com a Vale, o Serra Sul +20 Mtpa, juntamente com os projetos Vargem Grande e Capanema, compõe o conjunto de iniciativas estratégicas da Vale voltadas à ampliação sustentável da produção e à maior flexibilidade do portfólio de produtos de minério de ferro.

Com informações – Revista Mineração

Imagem: reprodução 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

A criação de novos municípios. Desenvolvimento ou municipalização da pobreza? Parte I

O Governo Federal lançou na semana passada um grande pacote de reformas, dentre elas o plano “Mais Brasil”, que levantou polêmica ao ser anunciado, pois

Brasil salta duas posições e se torna a nona economia do mundo em 2023

Com previsão de crescimento de 3,1% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o Brasil saltará duas posições e se tornará a nona economia do

Eleições 2024: dinâmica recente do eleitorado de Parauapebas

O competente analista de dados, Wesley Oliveira, mestre em economia, torna público mais um de seus importantes e indispensáveis estudos sobre o cenário político-eleitoral de

Eleições 2024: Igor Normando tem 61% e Éder Mauro 39% no 2º turno, diz pesquisa

O segundo turno das eleições 2024 para a Prefeitura Municipal de Belém (PA) será disputado no dia 27 de outubro, pelos candidatos Igor Normando (MDB)

A equipe de transição de Darci Lermen

Na última quarta-feira (19), a equipe do prefeito eleito Darci Lermen, enviou documento ao gabinete do prefeito Valmir Mariano. No documento (imagem ao lado) foram

Parauapebas: CMP sanciona duas leis que contemplam autistas

Ambas são de iniciativa da Câmara Municipal. Publicação está no Diário Oficial desta terça-feira, 6, com destaque para a lei que facilita e agiliza a