Ontem, 09, o tabuleiro político paraense sofreu sacudida nas primeiras horas da manhã, por conta da mais nova etapa – a segunda – da Operação Expertise, que teve como objetivo aprofundar as apurações sobre fraudes em licitações, desvios de recursos públicos da saúde e da educação, corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito de órgãos estaduais e municipais do Pará, com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).
“Segundo comunicado da Assessoria de Comunicação da Polícia Federal, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares deferidas pela Justiça Federal, tais como afastamentos cautelares, bloqueio/sequestro de bens e quebras de sigilo. Todo o material colhido será encaminhado para análise pericial e processual.
No curso das apurações, a Polícia Federal identificou um dos investigados entregando valores em espécie a um agente público dentro de órgão da administração, fato que reforça o esquema de corrupção já mapeado e envolve alvo alcançado na primeira fase da operação. As investigações também apontam indícios de direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços e execução simulada de contratos públicos, com saques em espécie realizados logo após os repasses financeiros — inclusive em compromissos das áreas de saúde e educação. Os valores desviados são estimados em aproximadamente R$ 200 milhões”.
O mandado de prisão preventiva foi contra a vice-prefeita e secretária de Educação, Bárbara Marques (MDB), “braço-direito” da prefeita Patrícia Alencar (MDB), que deve sofrer mais desgaste político com os desdobramentos da operação.
Marques era cotada para suceder Alencar quando a mesma se desincompatibilizar do cargo para concorrer possivelmente a uma cadeira na Câmara dos Deputados, todavia, agora essa articulação deixou de ter validade.
Conforme manda o protocolo, ontem mesmo o Diário Oficial apresentou a exoneração de Bárbara Marques do cargo de secretária de Educação. A estratégia de Patrícia é se afastar ao máximo de sua vice, que será jogada “aos leões”. Sua exoneração foi publicada ontem, horas depois da operação ter se espalhado nas redes sociais.
Pelo visto, o futuro político de Patrícia Alencar vem sofrendo sucessivos abalos, que podem minar à sua pretensão de ser deputada federal. Não só de cliques nas redes sociais se constrói uma carreira política, que no caso da atual gestora maritubense foi por acaso.
Imagem: reprodução



