Ananindeua sobe 10 posições no ranking nacional de Saneamento

Ananindeua é a segunda cidade mais populosa da Região Metropolitana de Belém e, nos últimos anos, vem passando por um boom de obras públicas estruturantes que visam a melhoria da qualidade de vida da população. Não sendo coincidência então que neste mesmo período tenha atingido bons resultados nos indicadores sociais. Um deles é o fato de ter melhorado exponencialmente de posição no Ranking do Saneamento, estudo feito pelo Instituto Trata Brasil com a Go Associados.

De acordo com os últimos 3 rankings divulgados, Ananindeua saiu do 100º lugar (último) e subiu para 90ª posição (Ranking 2024), ou seja, saiu da lista dos dez piores.

“Por muito tempo, o município era conhecido por estar entre as dez piores cidades ranqueiadas pelo estudo, inclusive chegando uma vez a ficar na última posição. Ou seja, essa é a primeira vez, depois de tanto tempo, que os índices de saneamento têm apresentado um bom desempenho, ainda mais, crescendo de forma gradativa nos últimos 3 anos”, avalia André Carvalló, consultor técnico da área de soluções ambientais da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua.

E no último ano (2023), o município conseguiu autorizar 19 ETE’s que, agora, atendem cerca de 77. 461 habitantes (15% da população total do município, segundo o SNIS 2021). O que fez a porcentagem de população atendida com esgoto doméstico adequado subir para 36,62% da população total, segundo IBGE (que é de 478 mil habitantes).

A atual gestão municipal vem executando diversos investimentos em 9 canais que cortam vários bairros da cidade. À exemplo dos canais Maguariaçu, das Toras e 40 horas, que foram totalmente requalificados com diversas benfeitorias, tais como, limpeza, dragagem, terraplanagem, melhoria de galerias e até mesmo com infraestrutura viária, às suas margens, e iluminação pública de Led. E tudo indica que nos próximos anos surgirão melhores resultados como reflexo da execução de últimas etapas de obras previstas para três canais (canal da cidade nova, canal do 40 horas e maguariaçu).

Somado a isso, também foram realizados vários esforços para o manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos. A Secretaria de Serviços Urbanos, Adriana Cardoso, também vê um bom desempenho do município no próximo Ranking. “Neste ano de 2023, conseguimos ampliar o roteiro de coleta seletiva com o incremento de cooperativas que trabalham diariamente. Além disso, nosso cronograma de limpeza e retirada de entulhos foi intensificado com mutirões aos finais de semana. Já foram recolhidas 942 toneladas de entulhos só nestas ações de força-tarefa”.

A Prefeitura investiu no atendimento On-Line do Cidadão para fazer solicitações e/ou protocolos de requerimento em que o morador pode enviar fotos e localizar, num geomapa, o ponto exato em que é solicitado o serviço de limpeza ou retirada de entulho.

Para os próximos 5 anos, estão previstas mais de 25 ETE’S a serem instalados no município e o próximo passo será a adequação dos loteamentos existentes. Também está em fase de execução e implantação do sistema de esgotamento sanitário dos setores Nova Esperança e de parte do bairro do icuí, por meio de investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Bem como a implantação de rede de esgoto e tratamento de esgoto do bairro de águas lindas.

Com informações e imagem Ascom – PMA (adaptado pelo Blog do Branco). 

#veja mais

Criatura x criador no ninho tucano e a próxima disputa presidencial

Não é surpresa e nem novidade que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, João Dória, ambos do PSDB,

Em Carajás, Vale inicia operação de duas plantas auxiliares de britagem

Já estão em operação as duas plantas auxiliares de britagem na mina Serra Norte, da mineradora Vale, que fazem parte do complexo de Carajás, no

EXCLUSIVO: Entrevista com Ilke Moraes, presidente da CMM

Ilker Moraes Ferreira, nasceu em 30 de setembro de 1980. É casado, pai de dois filhos. Filiado ao MDB, foi reeleito vereador por três vezes.

Simão Jatene repete a mesma tática eleitoral de 2014

Quem acompanha atentamente o atual processo eleitoral de disputa pelo governo do Pará, poderá ser, talvez, induzido ao erro ou a interpretações que possam fugir

PLOA 2022: Prefeitura de Parauapebas terá orçamento previsto de R$ 2,5 bilhões

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano – PL nº 148/2021 – será votado em sessão extraordinária da Câmara Municipal de

Alepa aprova projetos voltados à mobilidade sustentável, valorização da saúde e reconhecimento cultural

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), liderados pelo deputado Chicão, aprovaram, na manhã desta terça-feira (15), o Projeto de Lei (PL) nº 790/2023,