Área portuária de Belém será revitalizada

Belém ganhou um bom motivo para comemorar o aniversário de 401 anos de sua fundação, celebrado ontem (12). A boa notícia veio do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na noite de anteontem (11), na sede da Associação Comercial do Pará (ACP). O ministro apresentou para empresários, representantes do poder público e sociedade civil, o Projeto Belém Porto Futuro, do Governo Federal, que visa renovar e recuperar o espaço portuário da capital, que compreende a área de 2 quilômetros pertencentes à Companhia Docas do Pará (CDP).

Segundo o ministro Helder, o Belém Porto Futuro será uma grande intervenção urbana e turística, que vai beneficiar a população e os visitantes da cidade. Ele afirmou ainda que a obra foi garantida por ele mesmo junto ao presidente da República, Michel Temer. “Recebi a confirmação do presidente Temer que esse projeto sairá do papel. Já estamos com recursos garantidos, e quem vai ganhar com isso é a nossa cidade”, garantiu sobre o projeto, orçado em R$ 150 milhões.

Os recursos destinados ao projeto estão alocados no orçamento do Ministério dos Transportes e deverão ser repassados através de convênio ao Ministério da Integração Nacional, que irá executar a obra, a ser licitada via RDC – Regime Diferenciado de Contratações, permitido para os projetos elencados no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A verba destinada exclusivamente pelo governo federal, não será contingenciada.

Início das obras  

O início das obras do projeto está programado já para o segundo semestre deste ano, após a elaboração do projeto executivo, e serão feitas em duas etapas. Uma é a antiga residência de Miramar, onde a população terá acesso ao Museu de Gastronomia Paraense, além de um Mirante Contemplativo, que apresentará uma nova imagem da cidade.

Já a outra área será a região portuária de Belém, que promoverá a integração do porto com a cidade a partir da criação de um novo pátio de contêineres e píeres para recepcionar moradores e visitantes. O local contará com a criação de um grande parque urbano banhado por um lago contemplativo, que vai abrigar uma praça infantil, área de convivência, área para animais de estimação, central de apoio, espaço saúde e praça de alimentação. A região terá ainda uma Feira Livre, Mercado Municipal, Centro Cultural Paraense, Museu de Arte Moderna, Museu do Círio, escritórios e um amplo estacionamento. “Esse futuro não está tão distante.

Para o presidente da CDP, Parsifal Pontes, o Belém Porto Futuro contempla a a geração de emprego e renda. “Esse projeto é um presente para todo o estado do Pará, que vai agregar valor em todos os sentidos. Vai ser uma atração turística, urbana, portuária, que vai ajudar até em nossa economia.”, concluiu Parsifal.

Já o presidente da ACP, Fábio Lúcio, afirmou que o projeto é exatamente o que a sociedade belenense clama. “Com a execução do projeto vamos ter a integração da área portuária com a população, através de uma variedade de negócios que vão colaborar diretamente no desenvolvimento da cidade”.

 Projeto

– O Projeto Belém Porto Futuro foi lançado em abril de 2016 e visa à revitalização da área portuária não operacional do Porto de Belém.

– A ideia é transformar os espaços em polo de desenvolvimento, por meio da recuperação da infraestrutura e da atração de investimentos e da oferta de serviços.

– O projeto tem como objetivo promover a integração do porto com a cidade, como já foi feito, por exemplo, no Rio de Janeiro, em Boston (Estados Unidos) e em Barcelona (Espanha).

Fonte: Ascom – Secretária de Portos

#veja mais

CMP poderá instaurar uma nova CPI contra a Vale

No dia em que a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) apresentou oficialmente o relatório final da CPI da Vale instalada pela Casa em 26 de

Jatene saiu das cordas?

Recentemente o governador do Pará, Simão Jatene, se afastou por alguns dias de suas atividades profissionais por recomendação médica. No último dia 16 do mês

PEC que limita poderes do STF: veja como cada senador votou

Por 52 votos a 18, o Senado aprovou a PEC que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta foi encabeçada pela oposição,

Exposibram 2022: especialistas discutem como melhor lidar com rejeitos e segurança de barragens

Os rompimentos das barragens de Fundão, em Mariana (MG), e de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), trouxeram à tona um desafio para as mineradoras:

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em maio de 2024

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Destak prepara nova rodada da pesquisa de avaliação do cenário político na região Oeste do Pará

Uma nova rodada da pesquisa da empresa Destak Publicidade e Marketing será publicada nos próximos dias, mostrando o atual cenário político e eleitoral da região