Área portuária de Belém será revitalizada

COMPARTILHE:

Belém ganhou um bom motivo para comemorar o aniversário de 401 anos de sua fundação, celebrado ontem (12). A boa notícia veio do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na noite de anteontem (11), na sede da Associação Comercial do Pará (ACP). O ministro apresentou para empresários, representantes do poder público e sociedade civil, o Projeto Belém Porto Futuro, do Governo Federal, que visa renovar e recuperar o espaço portuário da capital, que compreende a área de 2 quilômetros pertencentes à Companhia Docas do Pará (CDP).

Segundo o ministro Helder, o Belém Porto Futuro será uma grande intervenção urbana e turística, que vai beneficiar a população e os visitantes da cidade. Ele afirmou ainda que a obra foi garantida por ele mesmo junto ao presidente da República, Michel Temer. “Recebi a confirmação do presidente Temer que esse projeto sairá do papel. Já estamos com recursos garantidos, e quem vai ganhar com isso é a nossa cidade”, garantiu sobre o projeto, orçado em R$ 150 milhões.

Os recursos destinados ao projeto estão alocados no orçamento do Ministério dos Transportes e deverão ser repassados através de convênio ao Ministério da Integração Nacional, que irá executar a obra, a ser licitada via RDC – Regime Diferenciado de Contratações, permitido para os projetos elencados no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A verba destinada exclusivamente pelo governo federal, não será contingenciada.

Início das obras  

O início das obras do projeto está programado já para o segundo semestre deste ano, após a elaboração do projeto executivo, e serão feitas em duas etapas. Uma é a antiga residência de Miramar, onde a população terá acesso ao Museu de Gastronomia Paraense, além de um Mirante Contemplativo, que apresentará uma nova imagem da cidade.

Já a outra área será a região portuária de Belém, que promoverá a integração do porto com a cidade a partir da criação de um novo pátio de contêineres e píeres para recepcionar moradores e visitantes. O local contará com a criação de um grande parque urbano banhado por um lago contemplativo, que vai abrigar uma praça infantil, área de convivência, área para animais de estimação, central de apoio, espaço saúde e praça de alimentação. A região terá ainda uma Feira Livre, Mercado Municipal, Centro Cultural Paraense, Museu de Arte Moderna, Museu do Círio, escritórios e um amplo estacionamento. “Esse futuro não está tão distante.

Para o presidente da CDP, Parsifal Pontes, o Belém Porto Futuro contempla a a geração de emprego e renda. “Esse projeto é um presente para todo o estado do Pará, que vai agregar valor em todos os sentidos. Vai ser uma atração turística, urbana, portuária, que vai ajudar até em nossa economia.”, concluiu Parsifal.

Já o presidente da ACP, Fábio Lúcio, afirmou que o projeto é exatamente o que a sociedade belenense clama. “Com a execução do projeto vamos ter a integração da área portuária com a população, através de uma variedade de negócios que vão colaborar diretamente no desenvolvimento da cidade”.

 Projeto

– O Projeto Belém Porto Futuro foi lançado em abril de 2016 e visa à revitalização da área portuária não operacional do Porto de Belém.

– A ideia é transformar os espaços em polo de desenvolvimento, por meio da recuperação da infraestrutura e da atração de investimentos e da oferta de serviços.

– O projeto tem como objetivo promover a integração do porto com a cidade, como já foi feito, por exemplo, no Rio de Janeiro, em Boston (Estados Unidos) e em Barcelona (Espanha).

Fonte: Ascom – Secretária de Portos

O blog no X