Canaã: polo universitário da Unifesspa é apresentado

Educação superior avança no município com a apresentação do Polo Educacional da Unifesspa. Mais um marco da gestão da prefeita Josemira Gadelha (MDB). 

No último dia 03, um fato muito importante para o futuro da região, em especial em Canaã dos Carajás ocorreu: a visitação da vice-reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Lucélia Carvalho, que esteve conhecendo as instalações do futuro polo da referida universidade na Terra Prometida.  Esse evento é, sem dúvida, um marco significativo na expansão e fortalecimento da educação universitária, que tem como objetivo oferecer educação de qualidade à comunidade.

O polo da Unifesspa foi construído por meio de recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS) que visa a implantação, adequação e aperfeiçoamento de instituições de ensino, público e privadas em Canaã dos Carajás.

A vice-reitora da Unifesspa, Lucélia Carvalho, destaca que o novo campus contribui para a defesa da educação pública em Canaã dos Carajás. “Isso representa a materialidade de uma política pública em defesa da educação pública, que é propiciar a construção infraestrutural de um prédio como esse que contempla vários aspectos da formação acadêmico científica das universidades.”, ressalta.

O polo universitário, possui em sua primeira etapa, salas de aula, laboratórios diversos, biblioteca, espaços de convivência, salas administrativas e auditórios. A construção foi baseada em uma estrutura multifuncional e visa oferecer uma série de benefícios tanto para os 14 cursos atualmente em andamento, como também para os futuros cursos. Além disso, o novo polo universitário vai proporcionar um ambiente que dê todo suporte para o aprendizado e pesquisa.

O Secretário de Planejamento, Geam Meirey, enfatiza que o polo representa a transformação para os acadêmicos aqui de Canaã dos Carajás. “Receber uma infraestrutura dessa com excelência de qualidade, uma infraestrutura aonde poderá acolher com salas de aulas climatizadas, laboratórios preparados para poder atender todos os cursos que nós já temos aqui. E a gente poder de fato, dar esse salto no ensino superior aqui de Canaã dos Carajás.”, afirma.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Ferreira comenta que é uma satisfação poder ter um campus com toda estrutura para fortalecer a educação no município. “É muito importante que os filhos de Canaã tenham condições de estudar em sua cidade e assim ajudar o seu Município a crescer e desenvolver”, acrescenta.

Estiveram presentes também os representantes do Conselho Gestor do Fundo Municipal, Secretários de Governo e professores da Unifesspa.

A previsão é que o polo universitário seja entregue ainda este ano, o que beneficiará toda a comunidade acadêmica e a região, facilitando o acesso à educação superior, permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de receber um ensino de qualidade com todo o suporte necessário.

Foto: Willian Rodrigues.

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Petrobras reduz preço da gasolina vendida a distribuidoras

A Petrobras reduzirá em 5,6% o preço médio da gasolina vendida a distribuidoras a partir de terça-feira (2), informou a companhia em comunicado à imprensa

Índios protestam contra a Vale

Os índios Xikrins e Kaiapós protestaram hoje (8), no município de Ourilândia do Norte, sudeste do Pará, contra a mineradora Vale, que extrai níquel do

Rapidinhas do Branco – LVII

Jogo sujo Quando se pensa que já se viu tudo, se percebe que ainda se pode ficar perplexo. Jogar sujo na política tem seu preço

Pará é o 3° estado do Brasil em solidez fiscal

O Pará alcançou o terceiro lugar no item solidez fiscal no Ranking de Competitividade dos Estados em 2021, uma publicação do Centro de Liderança pública

Alepa aprova LOA: saiba a previsão orçamentária do governo estadual para 2023

Para o fechamento e aprovação da Lei Orçamentária para 2023, foram acatadas 119 emendas, das 300 apresentadas pelos deputados da base do governo e da

Jatene fez discurso de despedida e de candidato

Anteontem (06), na abertura dos trabalhos legislativos na Alepa, o governador Simão Jatene como representante do poder Executivo, fez o costumeiro pronunciamento aos deputados estaduais