CMP: eleições para “Vereador Mirim” serão realizadas em agosto

COMPARTILHE:

A Câmara Municipal de Parauapebas vai ganhar 15 novos “pequenos” parlamentares em agosto, mês em que serão realizadas as eleições para escolha de 15 vereadores mirins. A ação faz parte do projeto “Caminhos da Democracia – Vereador Mirim”, que integra o programa “Câmara do Futuro”, criado pela gestão atual da Mesa Diretora da Casa de Leis.

O projeto é realizado por meio do Instituto Legislativo da Câmara Municipal (ILCM), em parceria com a prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesta primeira edição, participam do “Caminhos da Democracia – Vereador Mirim” 15 unidades de ensino, selecionadas pela Semed. Foram escolhidas as escolas municipais de Ensino Fundamental: Dorothy Stang, Olga da Silva, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Faruk Salmen, Novo Horizonte, Sandra Maria, Eduardo Angelim, Chico Mendes, Eurides Santana, Plácido de Castro, Mário Lago, João Evangelista, União do Povo e Bep Karoti Xikrin. Entre estas unidades de educação, duas ficam na zona rural do município e uma é indígena.

Durante o mês de junho, a equipe do ILCM visitou as 15 escolas para apresentar e explicar como será realizado o projeto. Poderão participar como candidatos e eleitores os alunos devidamente matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Cada escola vai organizar internamente as eleições para eleger um vereador mirim, por meio de voto direto e secreto. “As crianças ficaram muito empolgadas e interessadas em participar do projeto Vereador Mirim. Com essa ação, a Câmara não só incentiva a cidadania, como também fomenta o interesse das crianças pela política, isso é muito importante”, ressaltou o presidente da CMP, Rafael Ribeiro.

O vereador Israel Miquinha (PT), que participou das visitas de divulgação do projeto Vereador Mirim, adorou a interação com os estudantes. “Foi uma experiência muito bacana e é importante para as crianças. Desde pequenas elas já vão aprender como é o trabalho do vereador”, destacou.

O estudante do 9º ano da Escola Fernando Pessoa, José Nunes, não teve dúvidas em participar do projeto e quer ser um parlamentar mirim. “Eu estou me candidatando a vereador mirim porque eu gostei muito desse projeto e gostaria de ajudar a melhorar o funcionamento da minha escola”, relatou.

A data prevista para realização das eleições para Vereador Mirim é dia 21 de agosto. Após a divulgação do resultado será agendada a posse dos pequenos legisladores, que ocorrerá em sessão solene na Câmara Municipal de Parauapebas.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Rangel Zäh / Ascomleg 2023

Imagem: Chocopeba.

O blog no Twitter!