Doxa confirma: efeito Bolsonaro desidrata a pré-campanha de Aurélio Goiano

COMPARTILHE:

Efeito Bolsonaro 

A rápida visita no último dia 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro, e de sua esposa Michele Bolsonaro, a Parauapebas, teve efeito devastador para a pré-campanha de Aurélio Goiano (Avante), que despencou cinco pontos quando se compara o levantamento anterior da Doxa com o atual (37% a 32%). Vale lembrar que a ex-primeira-dama alertou aos apoiadores do ex-presidente sobre os oportunistas de plantão, os que querem “surfar” na “onda” Bolsonarista. O recado foi direto para Aurélio Goiano, que foi praticamente expulso do PL pelo casal.

Pesquisa Doxa 

O terceiro levantamento registrado da Doxa em Parauapebas, reforça o cenário de queda do vereador e pré-candidato a prefeito Aurélio Goiano (Avante), enquanto o presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro (UB) oscilou para cima; Dr. Felipe (PL) foi quem registrou o maior crescimento entre os nomes apresentados pelo citado instituto.

Estimulada:

Quando se estimulam os nomes dos pré-candidatos ao eleitor, Aurélio Goiano (AVANTE) atinge 32,0% das intenções de voto. Ja Rafael Ribeiro (UB) alcança 25,7%. Dr. Felipe (PL) atinge 18,7%; O deputado federal, Keniston Braga (MDB) aparece com 1,0%. Hipólito H2 (PODE) vem com 0,8%. Graziele Ribeiro (PSD), 0,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 21,5%.

Rejeição: 

Quando se trata de rejeição, a pesquisa mostra que todos os pré-candidatos atingiram baixa rejeição, uma vez que 33,5% não se manifestaram e 4,3% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos. As maiores citações foram para o vereador Aurélio Goiano (AVANTE) com 15,8% e Rafael Ribeiro, 15,2%; depois vem o deputado federal, Keniston Braga (MDB) com 8,5%; Dr. Felipe (PL) obteve rejeição de 8,2%. Hipólito H2 recebeu rejeição de 8,0%. Maura Paulino, 3,9% e Graziele Ribeiro, 2,6%.  

Indecisos

Um fato extremamente relevante neste levantamento é o quantitativo de indecisos. A pesquisa identificou que os votos flutuantes chegam a 71,2% (somatória de Brancos, Nulos e Indecisos). O que tende a colocar a disputa acirrada, bem distante da realidade fictícia que se tenta emplacar, de uma vitória acachapante do líder nas pesquisas.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-02658/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em PARAUAPEBAS-PA

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 600 entrevistas

Período: 07 a 10 de julho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

O blog no X