Eleições 2020: fortalecimento político de Helder para 2022

COMPARTILHE:

Em fevereiro do ano corrente, o Blog iniciou a sua abordagem sobre as eleições municipais no Pará, e tal análise foi intitulada: “Trator chamado MDB”, título que buscou fazer referência ao partido em questão e seu poder político nas eleições nos municípios paraenses.

Tudo caminha – caso não haja alterações dentro da lógica que se espera – para que o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) seja na eleição de 2020, no caso do Pará, o grande campeão de votos, conquistando, portanto, número considerável de prefeituras; instaurando assim, definitivamente, a sua supremacia política, que será inevitavelmente a preparação para 2022.

Ao se analisar os dados disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), percebe-se que o MDB aumentou o número de candidatos a prefeito nas eleições deste ano. Dos 144 municípios do Pará, o partido do governador registrou candidatos a prefeito em 118. Em termos comparativos, em 2016, esse número foi de 89 candidatos com 41 mandatários municipais eleitos. Quando se analisa os registros para prefeito entre os partidos da base do governador, a perspectiva (a se confirmar) impressiona: reunindo apenas o MDB, PL e PSD, as três legendas juntas somam 225 candidaturas a prefeito.

Para se informar melhor sobre a análise citada no início deste artigo: (Leia Aqui).

Veja o quadro dos partidos que mais lançaram candidaturas majoritárias nos municípios paraenses. (Imagem retirada do Blog “Sol do Carajás”).

O blog no X