Eleições 2022: Ipec e Doxa apresentam cenários diferentes na disputa ao Senado pelo Pará

COMPARTILHE:

Nesta noite de sábado, 01, há poucas horas do início da votação, IPEC (antigo Ibope) e a Doxa Pesquisas, lançaram os seus levantamentos referentes à disputa eleitoral pela única vaga Senado Federal, na qual o Pará tem direito. Quatro nomes sempre se mantiveram com condições de vitória, porém, nas últimas duas semanas, dois nomes se distanciaram e começaram a travar uma disputa mais acirrada, são eles: Beto Faro, do PT, que conta com o apoio do governador Helder Barbalho, e Mário Couto, candidato do presidente Jair Bolsonaro, ambos do PL.

Vamos às pesquisas:

IPEC –

No cenário de votos válidos, quando são excluídos os votos brancos, nulos e os indecisos, tal como é realizado na contabilização final e oficial da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Beto Faro (PT) lidera com 34% das intenções de voto. Mário Couto tem 25%. Na terceira posição aparece Flexa Ribeiro (PP) com 12%, seguido pelo empate entre Pioneiro (PSDB) e Jardel (Podemos), com 10%. Renata Fonseca (PRTB) chega a 4% das intenções de voto. Paulo Castelo Branco (Pros) e Professor João Santiago (PSTU) tem 2% cada. Elielton Lira (Avante) e Gideon (Agir) tem 1% e Sabbá (PMB) não pontou nesta terceira pesquisa.

No cenário de votos totais, quando são considerados os brancos, nulos e indecisos, Beto Faro (PT) lidera com 25%, seguido por Mário Couto (PL), com 19% das intenções de voto. Flexa Ribeiro (PP) tem 9% e Pioneiro (PSDB) ficou com 8%. O candidato Delegado Jardel, do Podemos, tem 7% e Renata Fonseca (PRTB) 3%. Elielton Lira (Avante), Gideon (Agir), Paulo Castelo Branco (Pros) e João Santiago (PSTU) registraram 1% das intenções de voto cada um. Sabbá, do PMB, não pontuou nesta terceira pesquisa.

Já as intenções de voto branco ou nulo somaram 7% e aqueles que não souberam responder ou preferiram não opinar, considerados como indecisos, chegam a 17%.

O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) realizou a terceira pesquisa de intenção de voto no estado do Pará a pedido da TV Liberal, de forma presencial, entre os dias 28 e 30 de setembro. Foram entrevistados 800 eleitores em 38 municípios do Estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, gerando um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo de número PA06973/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08522/2022.

Pesquisa Doxa:

Na última pesquisa Doxa estadual registrada no dia 26/09 sob o número PA-02351/2022, mostra disputa acirrada entre Mario Couto e Beto Faro na briga pela única vaga ao senado. Pelos votos válidos, Mário Couto (PL) aparece com 32,7%, seguido por Beto Faro (PT) que tem 27,0% e Manoel Pioneiro (PSDB) tem 19,3%. Flexa Ribeiro (PP), 12,0%, Delegado Jardel (PODE), 4,1%; Gideon (Agir), 1,2%; Sabba (PMB), 1,2%; Renata Fonseca (PRTB) 1,0%; Elielton Lira (Avante), 0,7%; Prof. João Santiago (PSTU), 0,6%; Paulo Castelo Branco (Pros), 0,4%.

A pesquisa foi realizada no período de 27 a 30 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas, tendo uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

O que chama a atenção, sem querer afirmar quem está certo ou errado (as urnas irão dizer…), é a discrepância dos números de intenção de voto de Faro e Couto, quando se cruzam os dados das duas pesquisas. Porém, entre os dois levantamentos, há um ponto de convergência: a possível derrota de Flexa Ribeiro e Manoel Pioneiro. A ver.

Com informações de O Liberal (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: Folha de Bico. 

O blog no X