Líder supremo do Irã anuncia presidente interino

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, anunciou cinco dias de luto público depois que um acidente de helicóptero matou o presidente Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores do país e outras sete pessoas.

Numa mensagem transmitida pelas agências de notícias estatais do Irã, Khamenei expressou as suas condolências pelas mortes e confirmou que o primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, é agora o chefe do poder executivo.

“Ele (Mokhber) é obrigado a combinar com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário a eleição de um novo presidente no prazo máximo de cinquenta dias”.

Também nesta segunda-feira (20), o governo iraniano confirmou a indicação de Ali Bagheri Kani como novo chanceler do país. Kani liderou delegações iranianas nas negociações indiretas com os Estados Unidos sobre questões nucleares e de trocas de prisioneiros.

“Após o martírio de Hussein Amir Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do nosso país, com a aprovação do Conselho de Gabinete, Ali Bagheri, o vice-ministro das relações exteriores, foi nomeado ministro interino”, escreveu a agência de notícias estatal IRNA.

Sucessão presidencial do Irã

A Constituição iraniana determina que, quando morre o presidente, o primeiro vice-presidente assumirá, com a aprovação do Líder Supremo, os poderes e funções do presidente de maneira interina. Além disso, a constituição determina que os três chefes dos poderes da república – o vice-presidente, o presidente do parlamento e o chefe do poder judiciário – devem organizar uma eleição para escolher um novo líder no prazo de 50 dias após o vice-presidente assumir o papel de presidente em exercício.

Com informações e imagem Reuters.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Trump assina decreto do “tarifaço” de 50% contra Brasil, mas abre exceções

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que implementa uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, elevando o valor total da

Rafael Ribeiro comanda sessão de retorno dos trabalhos na CMP

A Câmara Municipal retomou as atividades e deu início ao segundo semestre, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 07. Conduzida pelo presidente da casa, Rafael

Eleição de Sheinbaum é triunfo contra o machismo no México

O feito é ainda mais notável quando se sabe que outra mulher, Xóchitl Gálvez, ficou em segundo nas eleições. Outras duas mulheres concorreram à presidência

Helder Barbalho disputará novamente o governo do Pará

Ontem (04), no ginásio do Sesi (Serviço Social da Indústria) em Belém, Helder Barbalho formalizou a sua candidatura ao governo do Pará. O ex-ministro da

Em Davos, Helder busca PPPs para garantir pecuária verde

Em Davos, na Suíça, o governador do Pará, Helder Barbalho, em mais um dia de sua participação no Fórum Econômico Mundial, destacou os avanços implementados

Resistência de Simão

Mesmo com todas as adversidades, como impedimento legal, que o torna inelegível; sem apoio de seu partido, o ex-governador Simão Jatene (PSDB) tenta de todas