Pré-candidatos à Presidência marcaram presença na XXIII Marcha dos Prefeitos

COMPARTILHE:

A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) ressalta que na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, também tiveram as apresentações de pré-candidatos à Presidência da República. O presidente da República, Jair Bolsonaro, iniciou o discurso aos mais de oito mil participantes na abertura do evento enaltecendo o trabalho realizado pelos prefeitos, “Passa por nossas mãos não o futuro dos Municípios apenas, mas o desta grande nação, Brasil. Se para a prefeitura não é fácil, imagine para a presidência da República. Nós pedimos sabedoria, força para resistir e coragem para decidir”.

Foram apresentados os candidatos Ciro Gomes (PDT), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e João Dória (PSDB). Ao subir no palco, a pré-candidata Simone Tebet, foi recebida pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembrou da atuação municipalista da pré-candidata, que já foi prefeita de Três Lagoas (MS). Já Tebet fez questão de se afirmar municipalista por convicção e ação, e detalhou caminhos para um país mais igualitário.

A candidata do MDB lembrou de sua veia municipalista, filha do “interior do interior” e ex-prefeita conhecedora das dores de quem está nos rincões do Brasil. Tebet lembrou da pauta positiva colocada no Congresso Nacional, por meio das Marchas a Brasília em Defesa dos Municípios, e da importância da CNM para cada cidadão. “Sou municipalista não por discurso, mas por convicção e por ação. Por convicção e ação como prefeita e senadora da República”, destacou.

Disse ainda ter atendido ao convite para reforçar seu compromisso com a municipalidade e por ter a convicção de que o municipalismo é a casa política de cada brasileiro. “É no Município que buscamos cidadania, é no Município que buscamos moradia, trabalho, renda, creche, saúde, lazer. Vida, enfim”, afirmou. Também apontou que o Pacto Federativo, infelizmente, faz com que 80% ou mais dos recursos arrecadados com impostos fiquem na mão da União e dos Estados.

Paulo Ziulkoski, mediou também a participação e apresentou o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) que apontou como norte de seu projeto a recuperação do crescimento do Brasil focado em mudanças no modelo econômico e na governança política. “Nenhuma demanda tem solução se o país não voltar a crescer. O Brasil tem saída, seu orçamento anual de R$ 4,8 trilhões é um dos maiores orçamentos públicos, mas só R$ 25 bilhões é o que sobra para investimento”, exemplificou, dizendo que a meta precisa ser o aumento da capacidade de investimento.

Diante de uma plateia diversificada de gestores públicos municipais, Ciro Gomes pediu por um debate eleitoral que envolva a nação em busca de diagnósticos dos problemas e apresentação de soluções. “Espero que o Brasil encontre o caminho da mudança, da reconciliação, o fim do ódio e que a gente possa olhar o futuro com esperança.”

O pré-candidato à Presidência da República João Dória (PSDB) foi o segundo a subir no palco para debater a pauta municipalista com os gestores. Ao recebê-lo, o presidente da CNM, explanou a grandeza e a importância do evento. “Aqui temos prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras e gestores. Vamos ouvi-lo com expectativa; nosso país precisa ser conduzido com harmonia e entendimento. Tenho certeza que o senhor é um dos pré-candidatos que vai contribuir muito com esse debate na eleição de outubro”, complementou o líder municipalista nacional.

Na oportunidade, Dória fez um balanço da sua vida política, reforçando que iniciou sua trajetória como prefeito do Município de São Paulo (SP) e que, por isso, reconhece a relevância do municipalismo. “No municipalismo você tem o dever e a obrigação de ajudar, apoiar, financiar, conhecer e respeitar o trabalho de prefeitas e prefeitos”, iniciou João Dória. Como com todos os pré-candidatos, Dória respondeu a questionamentos.

Com informações da Famep. – Imagem: Governo Federal.

O blog no X