Prosap é Parauapebas de cara nova!

COMPARTILHE:

Obras, serviços, ações e atividades socioambientais têm mudado a cara da nossa cidade e impactado positivamente na vida de centenas de pessoas. Tudo isso é resultado da atuação do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Em pouco mais de três anos, o programa de saneamento ambiental resolveu problemas críticos, como o histórico alagamento na região do Mercado Municipal de Parauapebas, no bairro Rio Verde. Em tempos de inverno rigoroso, feirantes, moradores, motoristas e pedestres sofriam com a situação naquela área. Hoje a realidade é bem diferente!

Reforçando a sua missão, o Prosap tem proporcionado bem-estar social para a nossa gente, como opina o cadeirante, Geová Botelho. “Essas obras são muito importantes pra gente, pessoas com deficiência, porque, por meio delas, vemos, de fato, as nossas leis serem garantidas, como a Lei Brasileira de Inclusão [Lei Nº 13.146/2015] que nos garante o pleno acesso”, referindo-se ao Parque dos Ipês, espaço construído e também administrado pelo Prosap.

Confira 10 conquistas que reforçam esse novo momento!

1. Criação da Unidade de Conservação Municipal Parque Natural Morro dos Ventos e Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Ilha do Coco;

2. Entrega de 250 moradias no Residencial Vale do Sol para famílias que viviam em áreas de risco;

3. Entrega do Centro Comunitário e Centros Comerciais no Residencial Vale do Sol;

4. Entrega da Galeria Subterrânea na região do Mercado Municipal que eliminou os históricos alagamentos naquela área;

5. Entrega de 1.500 títulos de propriedades à população residente na área de intervenção de obras do Prosap;

6. Entrega de duas novas pontes que ligam os bairros Liberdade e União: Ruas Santa Catarina e Vinicius de Moraes;

7. Entrega do Parque dos Ipês;

8. Entrega do Complexo Turístico de Parauapebas, cartão-postal da cidade;

9. Entrega do Parque Linear Igarapé Ilha do Coco;

10. Ampliação e Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial Vale do Sol.

E as ações não param: em andamento, o Prosap segue  com a construção da Escola Cora Coralina no Residencial Vale do Sol, a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Tropical, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, no bairro Bela Vista, a revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Tropical, e, ainda, os serviços de infraestrutura e saneamento básico em desenvolvimento nos bairros União, Liberdade, Rio Verde e Beira Rio I e II.

E tem mais: o Prosap também realiza os serviços de infraestrutura no Residencial Flor de Carajás para o atendimento de mais de 700 famílias que serão reassentadas por ocasião das etapas futuras do programa. E em breve, uma grande entrega entrará para a história do bairro dos Minérios: um parque com mais de 160 mil metros quadrados de puro lazer e entretenimento para aquela comunidade.

Para além de todos os resultados já alcançados pelo programa, as ações socioambientais são ponto forte no Prosap, cujo objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o uso adequado de todas as instalações entregues e em construção pelo Prosap. “O nosso grande diferencial é a entrega de obras que trazem mais qualidade de vida para a população, seja por meio de obras de esgotamento sanitário, urbanização e paisagismo, entrega de títulos de suas propriedades ou até de moradia digna para quem mais precisa. Vai muito além de obras de engenharia, é um programa com um peso social muito importante”, ressalta Cleverland Carvalho, coordenador de projetos especiais da prefeitura.

Texto: Ascom/Prosap – Fotos: Arquivo – Assessoria de Comunicação/PMP.

O blog no Twitter!