Prosap: obras do Projeto Lajeado avançam

COMPARTILHE:

O projeto de obras múltiplas que prevê a revitalização do Igarapé Lajeado avança em seu cronograma. É grande o impacto visual causado pelas escavações, terraplanagem e outros serviços realizados por máquinas e profissionais que trabalham nos bairros da primeira etapa de obras.

A parceria da comunidade tem sido fundamental para o desenvolvimento dos serviços. “Nós moramos em uma área que não é fácil trabalhar a infraestrutura dela. Agora chegou o nosso momento, estamos com uma expectativa muito boa”, afirma o aposentado Augusto Ferreira, que mora no Novo Tempo há 14 anos. Segundo ele, o bairro nunca foi asfaltado e a comunidade sempre sofreu em período chuvoso.

O Novo Tempo é um dos contemplados nessa primeira etapa do Lajeado e receberá atenção especial: “será um bairro modelo, nele serão executadas as redes de água e de esgoto, serviços de drenagem e macrodrenagem, que significam o alargamento do canal do Igarapé Lajeado. Estamos terminando a drenagem da rede de água para poder começar a terraplanagem e depois iniciarmos a pavimentação”, explica Ruan Benevides, engenheiro que atua no projeto.

De acordo com a engenheira civil responsável pelo projeto, Rosiane Oliveira, além Novo Tempo, têm frentes de serviços também nos bairros Tropical e Ipiranga atuando com esgotamento sanitário. “A gente tem recebido muito o apoio da comunidade, que já estava ansiosa por essas melhorias no saneamento”, acrescenta Rosiane sobre a boa relação da comunidade com a obra.

1ª Etapa do Lajeado

O Lajeado faz parte do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Ele está dividido em duas etapas, a primeira tem duração de 18 meses, foi iniciada em junho de 2021 e contemplará obras de esgotamento sanitário, micro e macrodrenagem, viárias e urbanísticas.

O projeto é desenvolvido com recursos próprios do município. Ao final de todas as suas execuções e etapas, o projeto beneficiará cerca de 90 mil pessoas. Mais informações sobre o Lajeado estão disponíveis no site do Prosap (clique aqui).

Parque Urbano do Lajeado

Quem passa pela PA-160, nas proximidades do bairro Novo Tempo, já visualiza o avanço também das obras do Parque Urbano do Lajeado. Em área de 28 mil metros quadrados, o parque oferecerá estruturas diversas para o lazer da população. Duas quadras poliesportivas, quiosques e áreas administrativas do parque estão em ritmo acelerado de obra.

Texto: Karine Gomes / Fotos: Elienai Araújo – Ascom-PMP.

O blog no X