Recuperação de Imagem
Não é novidade que o prefeito Aurélio Ramos monitora seu desempenho e nível de avaliação através de levantamentos de “consumo interno”. Ultimamente os números vinham mostrando uma acentuada queda. Todavia, o marketing entrou em ação e iniciou um forte trabalho de “campo”, colocando o citado na rua, fiscalizado obras e serviços. A tendência é subir o nível avaliativo.
Postura
Pelo visto, enfim, Aurélio Ramos parece ter entendido o rito e as responsabilidades do cargo que ocupa. Deixou de ficar se trocando em rede social, fomentando polêmicas. Seus assessores mais próximos andam menos tensos. A questão é saber se esse comportamento veio pra ficar ou é passageiro?
Líder de Governo
Tem vereador que está de olho na liderança do governo Ramos. O atual parece não ter defendido de forma satisfatória a gestão, por isso, alguns defendem a troca, levando em consideração que outros colegas de parlamento se mostraram mais comprometidos. A conferir.
Segurança
Os bastidores fervem na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa de Cidadã. A cadeira do secretário Hipólito Gomes está sendo disputa. A questão é saber se o referido irá se segurar? O fato é considerado até normal quando se coloca um adjunto que tem o papel de vigiar o titular…
A Todo Vapor
Depois de um início complicado, quase totalmente “travada”, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) colocou a “mão na massa” e está na rua com os serviços de roçado, pintura, limpeza. Nos próximos dias o novo contrato do lixo estará vigorando. O secretário Herlon Soares começará a navegar em “águas mais calmas”. O bom funcionamento da pasta é fundamental para a avaliação do governo.
Qual Caminho?
O indeciso vereador Nogueira, ao que parece segurou o anúncio oficial de que voltaria à base do governo Ramos. Pegou muito mal a notícia de que o citado havia mudado de lado. Pelo visto, a mudança de lado deverá ocorrer em dose homeopática, evitando assim mais desgaste ao parlamentar.
CMP
No próximo dia 05, a Câmara Municipal de Parauapebas retorna ao expediente, com a primeira Sessão Ordinária do segundo semestre. A expectativa é acompanhar como se comportarão os novos integrantes da oposição. Ainda há os que podem ingressar no grupo, assim como os que podem retornar à base. Os corredores da Casa de Leis são de mão dupla, portanto, vão e vem. Precisa desenhar?
No Comando
Desde o último dia 30, a vice-governadora Hana Ghassan está no comando do governo do Pará. Ficará na cadeira mais importante do território paraense até o próximo dia 04, quando se encerrará a licença do governador Helder Barbalho.
Senado
Como dito em outra coluna, o deputado federal licenciado e ministro do Turismo, Celso Sabino se candidatará ao Senado Federal, no próximo ano. Conta com o apoio de seu partido, o União Brasil e do PP, que formaram a mais nova federação. A questão é Sabino anda marcando forte presença no gabinete presidencial, pois quer o apoio de Lula se tornar senador. Seu trabalho como ministro é bem avaliado pelo mandatário nacional. A questão que pode travar é a falta de confiança.
Passagem de Bastão
Há tempo, está coluna havia adiantado que a deputada federal Elcione Barbalho não concorreria à reeleição. A “Guerreira“ como é conhecida quer abrir espaço. Deverá concorrer a uma vaga na Alepa, abrindo espaço para o filho mais velho, Jader Filho, atual ministro das Cidades, que trabalha para ser o federal mais votado da bancada paraense.
Incógnita
Faltando pouco mais de um ano para as Eleições 2026, e ainda não se sabe se o senador Jader Barbalho concorrerá à reeleição. A questão central é a saúde do emedebista. A decisão é do próprio. Enquanto isso, diversos figurões do partido aguardam para decidirem os próprios futuros.
Moradia
Wagno Godoy, prefeito de Itupiranga, anunciou a construção de 100 casas populares no referido município. O processo licitatório será iniciado ainda este ano, com previsão de entrega até o final de 2026.



