XVI Feira da Indústria do Pará abre com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin

COMPARTILHE:

A XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira, 22, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Alex Carvalho; do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; do governador do Estado, Helder Barbalho (por vídeo); além de autoridades locais e empresários de vários segmentos.

“O Brasil é o grande protagonista da questão da sustentabilidade. Temos a energia mais limpa do mundo, energia mais renovável. Fiquei muito feliz pelo convite e por poder estar aqui. Não conhecia a FIPA, essa belíssima feira da indústria, aqui do Pará”, afirmou Geraldo Alckmin, antes de seguir para a visita aos estandes da feira.

Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, a edição deste ano conta com 40% dos expositores inscritos pela primeira vez no evento. “A inclusão de tantos novos participantes reforça a crescente importância da FIPA como plataforma para empresas que buscam se destacar no mercado e apresentar seus produtos. Essa diversidade promete trazer uma gama ainda maior de serviços e ideias inovadoras para o público visitante”, afirmou Alex Carvalho.

Na abertura oficial da feira, o presidente da FIEPA falou sobre a expectativa para o evento. “Será uma grande feira. Estamos muito entusiasmados e muito felizes de poder trazer a temática que traz negócios e sustentabilidade”, destacou. “Tivemos um número recorde de expositores. Sendo 100% dos estandes preenchidos há mais de dois meses. Durante os próximos dias teremos rodada de negócios, um congresso técnico para conscientizar a indústria, mostrando a importância do desenvolvimento sustentável”, completou Carvalho.

Ainda em seu discurso de abertura, Alex Carvalho lançou o projeto Jornada COP+. A ação deve debater assuntos da bioeconomia, reforma tributária, infraestrutura e outros temas essenciais para a discussão da economia local. O projeto deve durar um ano e meio, culminando na COP 30. “As discussões do Congresso Técnico da FIPA, que começa amanhã, às 14h, já vão pontuar as primeiras contribuições para os caminhos que precisamos trilhar nessa jornada rumo à transição justa e o crescimento sustentável da indústria”, afirmou.

“A realização do evento em Belém, cidade sede da COP30, destaca-se como uma plataforma essencial para discutir negócios e sustentabilidade na região. Que a feira seja um ponto de encontro para a troca de ideias e inovações. Que seja o futuro que queremos e que possamos ser a bússola para um futuro melhor para nosso planeta”, pontuou a vice-governadora do Estado.

Em seu discurso Carvalho também conclamou os presentes para dar início à elaboração de uma agenda a partir de um compromisso coletivo e multi-setorial, inicialmente, chamado de Pacto Amazônia Sustentável, um movimento fundado na defesa da legalidade, na proteção ambiental, no crescimento econômico e na valorização da sociobiodiversidade.

CONGRESSO TÉCNICO
Na quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, a FIPA contará com o Congresso Técnico, que terá participação de 50 palestrantes e um público de pelo menos mil participantes. Os inscritos para as palestras e painéis terão acesso a debates com nomes já confirmados como: Rachel Maia, presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil e primeira mulher negra a ocupar o cargo; Angela Hirata, executiva que tem em sua trajetória a liderança do processo de expansão internacional da marca Havaianas; Cintia Chagas, especialista em Comunicação, educadora e autora de dois best sellers que misturam casos autobiográficos e regras de português, e do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann.

A FIPA é realizada a cada dois anos, composta por uma feira de exposição de produtos, maquinários e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais. Conta ainda com diversas apresentações culturais, encontros técnicos, palestras e fóruns, rodadas de negócios, premiações, torneio de inovação e soluções tecnológicas.

A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.

Com informações Ascom FIEPA / Foto: Gecom FIEPA

O blog no X