O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que “não está interessado” em se encontrar com seu colega russo, Vladimir Putin, para negociações de paz em uma entrevista à Sky News que foi ao ar nesta quinta-feira (26). Questionado se a guerra na Ucrânia poderia ser resolvida por meio de negociações de paz com Putin, Zelensky disse: “Não é interessante para mim. Não é interessante se encontrar, não é interessante falar.”
“Depois de uma invasão em grande escala, para mim [Putin] não é ninguém”, disse Zelensky quando perguntado se era tarde demais para negociações de paz.
Zelensky disse à Sky News que houve muito mais baixas do lado da Rússia do que da Ucrânia, acrescentando que “no leste, eles estão perdendo um grande número de pessoas, um grande número, mas não se importam. Eles não estão contando pessoas, isso é um fato. Estamos contando o pessoal deles”.
Durante a entrevista, que foi gravada na quarta-feira, Zelensky soube que a Alemanha havia concordado em enviar tanques de batalha Leopard 2 de fabricação alemã para a Ucrânia após semanas de pressão diplomática sobre Berlim para fazê-lo.
Zelensky disse que estava “muito satisfeito”, mas também disse que o prazo em que eles foram entregues à nação devastada pela guerra era “crítico”.
Com informações da CNN Internacional (adaptado pelo Blog do Branco).
Imagem: Portal G1.