Alepa assina Termo de Cooperação Técnica com Câmaras Municipais do Baixo Amazonas

COMPARTILHE:

Na quarta edição do Forma Alepa/Elepa Itinerante – região Baixo Amazonas, que iniciou na manhã desta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de Santarém, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre a Casa de Leis e Câmaras Municipais da região. O objetivo é qualificar a atuação de servidores públicos. O trabalho em conjunto é para a implantar o Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, que irá estabelecer e regular a implementação das ações de continuidade de formação. A Alepa busca viabilizar meios técnicos como modelos de modernização da legislação envolvendo a tecnologia, comunicação, informação, educação.

“O Forma Alepa, por meio da Escola do Legislativo, busca orientar os servidores que prestam serviços públicos para a população. Nossa equipe trabalha para melhor atender os que precisam dos serviços da Alepa. A finalidade desse trabalho é fazer com que o setor público tenha um treinamento melhor do que ele tem hoje. Considero relevante a vinda da escola da Alepa para a região, assim como para as demais, nosso intuito é contribuir com todas”, disse o presidente da Alepa, deputado Chicão. “Estamos sendo referência para outras Assembleias Legislativas nesta atividade. O Termo de Cooperação Técnica hoje assinado será coordenado pela Escola do Legislativo da Alepa e permitirá maior qualificação dos agentes públicos e servidores, destacando a importância da qualificação para os gestores e servidores públicos”, finalizou.

“Essa ação irá se consolidar ainda mais. Assinar esse termo de cooperação técnica com a Alepa reapresenta servir melhor à população da região “, disse o presidente da Câmara municipal de Santarém, vereador Ronan Liberal. “Para nós, a Alepa é um exemplo em suas ações e o presidente, deputado Chicão, está de parabéns “, afirmou.

Para o deputado Raimundo Santos, os servidores devem aproveitar essa oportunidade. “O aprendizado adquirido aqui deve ser colocado em prática. A iniciativa desse trabalho é única, nunca vista na história da Alepa”, disse ele.

O vereador Josivaldo Moreira, conhecido como Josi do Óleo, presidente da Câmara municipal de Curuá, participou da ação. “Com toda a certeza, esse Termo irá ajudar nossos servidores a desempenhar melhor sua função. Para nós é um privilégio receber a Alepa e a Escola do Legislativo para juntos somarmos para o bem da região. Meus agradecimentos pela capacitação, aproveito cada minutos dos temas que estão sendo ofertados”, destacou.

“Conheço a história da Escola do Legislativo da Alepa. Essa gestão olha para o servidor público, isso é muito bom. O que estamos assistindo aqui é o que todas as escolas legislativas precisam realizar para a capacitação dos nossos agentes públicos. Parlamentares devem ser preparados para fazer o trabalho para a população, assim como seus assessores. Trabalhar para a comunidade é trabalhar com responsabilidade, com o bem público, isso é ter respeito às pessoas”, disse Florian Augusto Madruga, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo. “Servidor público deveria ser chamado de servidor do público, mas havendo o respeito. Os estudantes devem conhecer como funciona uma casa legislativa. Nossos alunos, desde cedo, precisam entender como funciona o processo de uma casa de leis e isso deve começar pela escola legislativa de qualquer Assembleia. Parabenizo o presidente atual pelo olhar diferenciado aos servidores públicos. A Escola do Legislativo da Alepa está de Parabéns”, afirmou.

As câmaras municipais devem garantir a manutenção do programa de formação continuada e, principalmente, prestar contas após cada ação prevista no plano de trabalho do Forma Alepa/Elepa.

Por Andrea Santos – AID Comunicação Social / Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

O blog no X