CMP: Anderson Moratório é empossado no cargo de vereador

Na manhã desta quarta-feira (1º) o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (MDB), empossou no cargo de vereador o professor Anderson Marcos Moratório. O novo parlamentar ocupa a cadeira deixada pelo ex-vereador Ivanaldo Braz (PDT), que assumiu o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

A posse de Anderson Moratório ocorreu no gabinete do vereador Rafael Ribeiro e contou com a presença da diretoria da Casa Legislativa. Na ocasião, Anderson proferiu o compromisso de posse e assinou o termo de posse, tornando-se oficialmente vereador do município de Parauapebas.

Anderson Moratório foi eleito com 1.189 votos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas eleições de 20 de novembro de 2020 e passa a integrar a nona legislatura da Câmara de Parauapebas, com mandato até 31 de dezembro de 2024.

Após ser empossado o vereador declarou que o momento é de muita emoção e realização, principalmente em poder contribuir efetivamente com o desenvolvimento da comunidade do município. Anderson Moratório ainda afirmou que os próximos dois anos desta legislatura serão de muito trabalho em prol da população de Parauapebas.

Por sua vez, o presidente da Casa Legislativa colocou-se à disposição para contribuir com a atuação do novo parlamentar e desejou sabedoria na condução de seu mandato.

Conheça a trajetória de Anderson Moratório

Anderson Marcos Moratório é natural de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, tem 53 anos, é casado e pai de dois filhos. É formado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e morador de Parauapebas desde 1996, quando iniciou o trabalho como professor de Educação Física no Colégio Método Amazônia.

Atuou como coordenador do setor de Educação Física da Fundação Municipal de Educação (FUMEP), atual Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no período de 1997 a 2004. O professor foi o idealizador e coordenador dos Jogos Interescolares de Parauapebas – JIPS.

Concursado da rede municipal de ensino desde 1998, atuou como professor de Educação Física nas Escolas Municipais Faruk Salmen e João Prudêncio de Brito.

Gestor da Coordenadoria de Esportes, nos anos de 2007 e 2008, participou de forma atuante na criação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), sendo o primeiro gestor dessa pasta no período de 2009 a 2012, implementando uma Política Pública de Esporte e Lazer.

De 2017 a 2020 trabalhou como Coordenador Técnico da SEMEL, onde desenvolveu um importante trabalho no fomento, planejamento e execução de políticas públicas de esporte enquanto lazer, rendimento, educação e inclusão social, mais uma vez alavancando o esporte de Parauapebas.

A convite do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em 2020 participou do processo político eleitoral colocando seu nome pela primeira vez a disposição como candidato a vereador, recebendo 1189 votos, ficando como o 1º suplente do partido. Em 2021 foi convidado para assumir o cargo de Chefe Adjunto do Gabinete do Prefeito Municipal, atuando no assessoramento técnico e administrativo do Executivo.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Pedro Almeida (Ascomleg 2023).

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Milei convoca sessões extraordinárias do Congresso argentino para acelerar reformas

Caminhando para a sua terceira semana no cargo mais importante do país, Javier Milei enfrenta grande pressão após definir as diretrizes iniciais de sua gestão.

As indefinições na disputa pelo Palácio Antônio Lemos

Atualmente há duas questões que estão interligadas e indefinidas na disputa eleitoral pela Prefeitura de Belém: Edmilson Rodrigues (PSOL) vencerá em primeiro turno? Caso não

De Mnemônico à Ignomínico, ou como diria Júlio Verne: “Da Terra à Lua”

Hoje vamos falar de um personagem bastante interessante da política regional; de mídia volante (carro de som) à prefeito (não, não estamos falando de nosso

Desmatamento cai 21% em florestas paraenses

O desmatamento na Amazônia brasileira desacelerou 22,3% nos 12 meses até julho, mostraram dados do governo divulgados ontem, marcando a menor área desmatada da maior

O G20 e sua importância para o Brasil e o mundo

O G20 foi criado em 1999 após uma série de crises financeiras que abalaram as economias dos países emergentes. O G20 reúne 20 importantes economias

Orçamento Público: qual a importância e como é feito?

Nos próximos dias, Parauapebas conhecerá a sua próxima estrutura orçamentária, que constará na Lei Orçamentária Anual (LOA) que o Poder Executivo enviou ao Poder Legislativo