Eleições 2024: fator Sabino

COMPARTILHE:

Após a perda do governo do Pará, em 2018, para o MDB, com a vitória de Helder Barbalho, os tucanos começaram a juntar os “cacos” para se reerguer politicamente. Nesse período, o nome do deputado federal Celso Sabino (ainda filiado ao PSDB) tornou-se o mais importante, inclusive, com a possibilidade de concorrer em 2020 a Prefeitura de Belém, o que não ocorreu.

Todavia, em Brasília, Sabino começava a se destacar, mesmo com pouco tempo no parlamento federal. Sua formação e atuação profissional como auditor fiscal, o levou para o caminho do orçamento federal. Não há dúvida que Sabino àquela altura já era um excelente quadro dentro do PSDB. Mostra-se além do elevado conhecimento técnico, sobretudo, na área tributária, também como um habilidoso político.

Seu “salto” em Brasília ocorreu em 2022, quando foi eleito, por aclamação o novo presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) na Câmara dos Deputados. Celso Sabino é o primeiro paraense a presidir a Comissão de Orçamento. O deputado paraense goza de grande prestígio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Ministro

Corre pelos corredores do Congresso Nacional que Celso Sabino está praticamente definido como o novo ministro do Turismo, em substituição a Daniela Carneiro, do União Brasil, do mesmo partido. A questão ronda na articulação governista na Casa. Ele consegue agregar muito mais votos do partido ao Palácio do Planalto, diferente dela, que na conta de apoio agregou quase nada.

A definição por Sabino é fruto da pressão que Lira vem exercendo nos bastidores para emplacar um grande aliado como ministro.

No plano da política estadual, o Pará passará a ter dois ministros de Estado, o de Cidades, sob a gerência de Jader Filho (MDB) e agora (a se confirmar) Celso Sabino (UB) na pasta do Turismo. Tal salto político do deputado paraense o coloca na condição de disputar no próximo ano a Prefeitura de Belém.

De todo modo, a escolha de Sabino para ser ministro de Estado, quem ganha são os paraenses e esquenta ainda mais a disputa eleitoral de 2024.

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X