Eleições 2024: pesquisa aponta disputa acirrada em Tucuruí

COMPARTILHE:

Primeira pesquisa DOXA em Tucuruí mostra o cenário eleitoral rumo às eleições de 2024. A cidade de Tucuruí está localizada na mesorregião sudeste paraense e tem, hoje, 91.306 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE. O Instituto entrevistou 500 eleitores em todos os bairros da cidade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa. A cidade é governada por Alexandre Siqueira que vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição. A ex-deputada Eliane Lima e o ex-prefeito Sancler Ferreira são os principais adversários de Alexandre.

Na intenção de voto (estimulada) a pesquisa mostra liderança da ex-deputada estadual Eliane Lima com 36,2% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual prefeito, Alexandre Siqueira com 27,4%. O ex-prefeito Sancler Ferreira está em terceiro lugar, somando 15,4%. A pesquisa foi realizada no período de 01 a 04 de novembro de 2023. O levantamento, além de avaliar os cenários eleitorais, mostra a avaliação do atual prefeito, do governador e do presidente Lula.

Avaliação do governo de Alexandre Siqueira 

Doxa perguntou “Qual a avaliação que você faz governo do prefeito Alexandre Siqueira, você acha que está sendo um governo Excelente, Bom, Regular, Ruim ou Péssimo?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 27,9% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 34,2% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 35,7%.

Aprovação/Desaprovação da gestão Siqueira 

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Alexandre Siqueira governar, DOXA mostra que 46,1% dos eleitores de Tucuruí aprovam a maneira do prefeito governar; enquanto 48,2% desaprovam o governo de Alexandre Siqueira. E 5,7% não avaliaram.

Aprovação/Desaprovação de Helder e Lula 

Doxa também avaliou a aprovação ou reprovação dos governos Helder e Lula. Nesse município, diferentemente das regiões metropolitana, Baixo Amazonas e Nordeste Paraense, há uma queda na aprovação de Helder e Lula. No entanto, mantém-se acima dos 50%. Em Tucuruí 60,6% dos eleitores aprovam o governo de Helder; enquanto 32,9% reprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 53,4% dos eleitores de Tucuruí. A reprovação é de 41,6%.

Pesquisa Espontânea PMT

A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de TUCURUI nessa nas próximas eleições. Primeiramente, na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa mostra liderança de Eliane Lima, aparecendo com 18,5%. Alexandre Siqueira vem em segundo lugar com 16,9%. Sancler Ferreira é o terceiro colocado, aparecendo com 4,1%; Leandro Maramaldo e Jairo Holanda, ambos obtiveram 1,0%. Claudiney Furman, 0,8%; Tom Bonfim e Renan Aguiar conseguiram 0,2% cada de intenção de voto. Os votos flutuantes somam 56,9%.

Pesquisa Estimulada PMT

Quando se apresenta os nomes dos pré-candidatos, a ex-deputada estadual Eliane Lima, permanece na frente com 36,2% das intenções de voto. O atual prefeito, Alexandre Siqueira, vem a seguir com 27,4% O ex-prefeito Sancler Ferreira mantém-se em terceiro lugar com um percentual de 15,4%. Jairo Holanda e Maramaldo, ambos, mantiveram-se com 1,0%. O ex-prefeito, Artur Brito, aparece com 0,8% empatado com Claudiney Furman; Ernane Vaz tem 0,7%; Marcelo da ACIT e Tom Bonfim, ambos, obtiveram 0,5%. Renan Aguiar tem 0,2%. O índice de votos flutuantes soma 15,5%.

Rejeição: em quem você não votaria para prefeito de Tucuruí. 

Quando se trata de rejeição, Alexandre Siqueira é o mais rejeitado, aparecendo com 35,3% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Eliane Lima é a segunda mais rejeitada com 23,4% de citações. Depois vem Artur Brito, obtendo percentual de 18,3% de rejeição. Sancler Ferreira tem rejeição de 4,7%. Ernane Vaz e Jairo Holando tem, ambos, 2,5% de rejeição. Maramaldo e Marcelo da ACIT aparecem rejeitados por 1,0% dos eleitores. Renan, 0,7%; Claudiney, 0,5% e Tom Bonfim, 0,2%.

Com informações da Doxa (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X