MMA diz que 66% dos municípios não estão preparados para mudanças climáticas

A secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, disse que 3.679 municípios brasileiros, ou seja, 66% de um total de 5.570, não estão preparados para enfrentar as mudanças climáticas. Ela explicou à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados que o governo está trabalhando em planos setoriais que favoreçam a mitigação do problema e a adaptação.

Em seminário realizado nesta quinta-feira (19), vários convidados e a deputada Socorro Neri (PP-AC) afirmaram que parcelas significativas das autoridades públicas e da sociedade ainda não têm o “senso de urgência” necessário para enfrentar o tema.

“É fundamental que mais auditórios como esse, lotado de parlamentares, façam essa discussão. E que sejam aprovadas iniciativas de enfrentamento das quais tanto necessitamos”, disse Socorro Neri, que propôs a realização do debate.

Inundações
Ana Toni informou que 4 milhões de pessoas no Brasil foram afetadas diretamente por eventos relacionados às mudanças climáticas entre 2013 e 2022, como a redução das chuvas entre o centro e o norte do País e as inundações nas regiões sul e sudeste.

Essas mudanças, segundo ela, devem fazer com que 10,6 milhões de hectares relacionados à agricultura sejam perdidos até 2030. Muitas culturas, apontou a secretária, terão de ser deslocadas de lugar.

Modelo de agricultura
Para o coordenador de Política Socioambiental do Instituto Democracia e Sustentabilidade, Marcos Woortmann, os agentes públicos têm feito escolhas ruins do ponto de vista da segurança alimentar, privilegiando a agricultura de exportação.  Ele lembrou que as mudanças climáticas devem tornar essas opções mais difíceis.

Segundo Wortmann, a soja recebeu R$ 56 bilhões em subsídios em 2022, enquanto a cesta básica teve metade disso. Ele também citou o exemplo dos investimentos na Ferrogrão, ferrovia que busca escoar os produtos de exportação.

“O Brasil escolheu investir na Ferrogrão e não investir em interligações periurbanas que permitiriam ao agricultor familiar trazer sua produção diretamente, sem passar por intermediários, em pequenos centros”, comentou.

Woortmann pediu aos parlamentares que revejam a permissão para que as propriedades rurais localizadas no Cerrado possam desmatar até 80% dos seus espaços.

Acordo de Paris
Diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Patrícia Pinho lembrou que o Acordo de Paris, de 2015, tinha o objetivo de estabilizar o aquecimento global em 1,5 grau, no máximo 2, até 2100. A comparação é com a média do período pré-industrial, entre 1850 e 1900.

Segundo Patrícia, quase 40% da população global já vivem em regiões que, nos últimos dez anos, experimentaram a meta de aquecimento aceitável.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Imagem: Portal UOL. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições americanas: o debate que Donald Trump queria

Quando decidiu antecipar o primeiro debate dos Estados Unidos no qual um presidente e um ex-presidente se enfrentam, a campanha de Joe Biden tinha uma

Desempenho do Congresso Nacional atinge 38% de reprovação. Maioria considera regular

O desempenho dos parlamentares é reprovado por 38% dos brasileiros. Este é o percentual de pessoas que consideram o trabalho do Congresso Federal ruim ou

MPPA continua agindo em nome da responsabilidade e bom senso em Parauapebas

  O Ministério Público do Estado do Pará expediu Recomendação à prefeitura Municipal de Parauapebas para que não sejam contratadas empresas que realizem decoração natalina

Alepa aprova Política Estadual de Saúde Mental para profissionais da segurança pública no Pará

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), liderados pelo deputado Chcião (MDB), aprovaram, na manhã desta terça-feira (02/09), o Projeto de Lei nº 163/2024,

COP26: Pará terá nova perspectiva econômica com regulamentação do mercado de carbono

A Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP26/ONU) aprovou neste sábado (13), na Escócia, o Pacto Climático de Glasgow, ratificado por mais de

Eleições 2022: Destak aponta a liderança de Ferrari para federal em Oriximiná

Pesquisa realizada pelo Instituto Destak neste mês de agosto, para mensurar o cenário eleitoral no município de Oriximiná (PA), oeste do Pará, apontou o deputado